Museu da Cultura Afro-Brasileira recebe exposição do artista nigeriano Mudi Yahaya

redacao@aloalobahia.com

A exposição "Reverberações – refletindo a impressão da memória africana", do artista nigeriano Mudi Yahaya, chega a Salvador, trazendo consigo uma profunda reflexão sobre as interseções culturais entre o Brasil e o continente africano. 

A mostra, que acontecerá no Museu da Cultura Afro-Brasileira, situado no coração do Centro Histórico de Salvador, terá uma abertura para convidados no dia 21 de março e ficará em cartaz para o público entre os dias 22 de março e 21 de junho.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Organizada pelo Modern Art Film Archiv de Berlim em colaboração com o Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Consulado Geral da Alemanha em Recife e o Muncab, a mostra destaca a influência dos retornados brasileiros nos países da Nigéria, Benin, Gana e Senegal, promovendo ainda um debate sobre a relação entre os Malês e a revolta ocorrida na capital baiana em 1835. 

"Reverberações aborda questões históricas e de identidade, destacando o papel da fotografia na discussão sobre a escravidão e as identidades únicas dos abolicionistas e escravizados e ilustrando as diversas maneiras pelas quais a escravidão afetou as vidas e identidades das pessoas e grupos envolvidos", explica Mudi Yahaya.

Uma série de rodas de conversa, realizada entre os dias 19 e 23 março, enriquecerá ainda mais a experiência proposta pela exposição. Os bate-papos contarão com a participação do artista Mudi Yahaya, além de especialistas como as doutoras Livia Vaz e Amanda Medeiros e os doutores Osmundo Pinho e Samuel Vida.


Rodas de conversa

Cultura do cancelamento à luz das questões raciais 
19 de março, às 17h;
Mudi Yahaya e Dra. Livia Vaz.

As nuances e consequências da diáspora, migração e escravidão e o que as une
20 de março, às 17h
 Mudi Yahaya e Prof. Dra. Amanda Medeiros

A correção política do uso do termo "escravo" 
22 de março, às 17h
Mudi Yahaya e Prof. Dr. Osmundo Pinho 

A imagem de raízes e pertencimento e por que elas são fundamentais na política de identidade 
23 de março, às 17h 
Mudi Yahaya e Prof. Dr. Samuel Vida.



* Por Luana Veiga. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias