Muncab tem entrada gratuita no último final de semana da exposição "Um Defeito de Cor"

redacao@aloalobahia.com

A exposição “Um Defeito de Cor” chega ao seu último final de semana em cartaz no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, em Salvador, e poderá ser visitada gratuitamente entre os dias 1º e 3 de março.  Administrado pela Prefeitura, por meio da Secult, o espaço cultural funciona das 10h às 17h, na Rua das Vassouras, no Centro Histórico. O agendamento pode ser feito através de link disponível no perfil do Instagram do Muncab.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A exposição é resultado da parceria entre a Prefeitura de Salvador, a Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, com a concepção original do Museu de Arte do Rio de Janeiro. A mostra traz uma interpretação do romance literário “Um Defeito de Cor”, publicado pela primeira vez em 2006 pela escritora mineira Ana Maria Gonçalves. Inclusive, a própria autora faz parte da curadoria, ao lado de Ana Bonan e Marcelo Campos.

A premiada exposição reúne cerca de 370 obras de mais de 100 artistas do Brasil e do mundo e está dividida em 10 núcleos, cinco deles no térreo e cinco no primeiro andar. Esses núcleos foram inspirados nos 10 capítulos do livro.

Abordando temas relacionados ao processo de escravização dos negros, as lutas e resistências afro-diaspóricas nas Américas, o protagonismo feminino, a religiosidade e a África Contemporânea, a mostra apresenta peças raras de artistas baianos como Mestre Didi, José Adário dos Santos (Zé Diabo), J. Cunha, Valdete da Silva (Mãe Detinha) e Yêdamaria, uma das fundadoras do Muncab. Também fazem parte do acervo as fotografias do nigeriano Iké Udé e peças de outros artistas internacionais.



* Por Luana Veiga. Foto: Jefferson Peixoto/Secom.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias