Mulheres de comunidade quilombola da Ilha de Maré criam coleção infantil

Após dois meses participando de oficinas com a designer de moda Carol Barreto, o grupo de mulheres quilombolas de Praia Grande, que integram a Associação Beneficente Educacional e Cultural da Ilha de Maré (Abecim), revelaram, na última sexta-feira (11), o resultado de tanto empenho: uma coleção infantil lúdica, colorida, repleta de estampas e muito confortável, além de atenta à cultura local através da aplicação de fuxicos e rendas de bilros, entre outras artesanias.
H9BDOYu.md.jpg  
As peças foram apresentas pelas crianças na escola Municipal de Ilha de Maré. A ação, coordenada pela Fábrica Cultural, de Margareth Menezes, através do programa Acelera Iaô, também está sendo realizada no quilombo de JatiNmane, em Nilo Peçanha. Cada comunidade recebeu o valor de R$ 10 mil, utilizado para potencializar a produção artesanal e fortalecer o valor cultural e econômico da localidade.
 
A partir do convite do Acelera Iaô, Carol Barreto decidiu atuar sobre a perspectiva de moda ativismo, conceito que desenvolveu para o seu doutorado, e produzir, acima de qualquer pensamento sobre negócios, uma potencialização no campo da criação. “Atualmente existe pouca produção de renda de bilro e bordados a mão na Ilha de Maré. Esperamos que, a partir da construção de uma coleção infantil, com a cara de criança, a gente possa atrair a atenção de outras gerações para a associação que se interessem pelos saberes e afazeres das mulheres mais idosas”, afirma.

“A coleção colaborativa de moda infantil de Ilha de Maré é muito mais do que uma entrega, é uma conquista das mulheres que, gentilmente, nos acolheram, permitiram a nossa chegada e se permitiram vivenciar esta jornada imersiva que culminou no nascimento desta coleção", afirma Mayla Pitta, coordenadora da Fábrica Cultural. 

"Hoje, elas têm uma coleção cápsula feita a várias mãos, de caráter social, sustentável e comunitário, tecida com a sensibilidade de quem vive o dia a dia no chão da ilha para quem está disposto a vestir sua criança com roupas para brincar", conclui.

Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias