Mostra de pintura de Rodrigo Andrade estreia na Paulo Darzé Galeria nessa quinta (7)

redacao@aloalobahia.com

Composta por 33 trabalhos em óleo sobre tela, sobre mdf ou óleo sobre cartão, ‘Variações sobre paisagem’, exposição de pinturas do paulista Rodrigo Andrade, estreia na Paulo Darzé Galeria, na Vitória, na próxima quinta-feira (7).

No texto que integra o catálogo da exposição, o crítico José Bento Ferreira destaca que “as paisagens de Rodrigo Andrade exercem um contraponto a essa desterritorialização automatizada”. 

“Não apenas convidam, como toda obra de arte, a uma contemplação duradoura e a uma imersão reflexiva, cada vez mais rara na época da avaliação visual instantânea, mas também proporcionam uma experiência de fruição que se configura como acontecimento, uma vez que muda o modo como vemos a própria pintura. Rodrigo Andrade faz da pintura de observação à reafirmação de uma modalidade de presença que a cultura digital agride”, complementa o crítico de arte sobre as telas que têm formatos variados, e ficam à disposição do público baiano até o dia 6 de novembro.

Perfil 
Rodrigo Andrade nasceu em 1962, em São Paulo capital, onde até hoje vive e trabalha. A materialidade da tinta e referências sobre a história da pintura permeia o trabalho do artista plástico. Sua gestualidade vibrante manifesta-se, sobretudo na pintura, mas também transita por suportes como desenho, gravura e objetos.

Nos anos 80, o artista integrou o grupo Casa 7 e, sob a influência do neoexpressionismo alemão, sua obra é apresentada em grandes formatos, com pinceladas expressivas e cores fortes. 

Na década seguinte, alternou trabalhos figurativos e abstratos e, a partir de 1999, passou a criar obras em que espessas massas de tinta a óleo, em formas geométricas, são aplicadas sobre a tela. 

Ele instalou suas pinturas matéricas de cor e forma em espaços públicos de São Paulo, e em seu contato com esses entornos é que reside sua potência: há uma permeabilidade entre a concentração e a contenção dos elementos presentes nos trabalhos do artista e nos ambientes nos quais foram instalados.

Presenças
Realizou mostras em importantes instituições nacionais e internacionais. Entre as individuais recentes, destacam-se: Pinturas da era do absurdo, Galeria Millan, São Paulo (2020); Diálogo cromático, Galeria Simões de Assis, Curitiba, PR (2019); Pintura e Matéria (1983-2014), Estação Pinacoteca, São Paulo, SP (2017).

Entre suas participações em exposições coletivas: 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira, Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, RJ; Já estava assim quando eu cheguei, Galerie Ron Mandos, Amsterdam, Holanda (2020); Oito décadas de abstração informal, Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP e Cependant, la peinture: Rodrigo Andrade, Fabio Miguez, Paulo Monteiro, Sérgio Sister, Galerie Emmanuel Hervé, Paris, França (2018); Troposphere, Beijing Minsheng Art Museum, Pequim, China (2017); Deserto-Modelo “As Above, So Below”, Harold St., Londres, Reino Unido (2015); Iberê Camargo: Século XXI, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS (2014); Lugar Nenhum, Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, RJ (2013); 30 x Bienal, Pavilhão da Bienal, São Paulo, SP (2013); e 29ª Bienal de São Paulo, SP (2010). 

Em 2008, foi publicado o livro monográfico Rodrigo Andrade, que reúne seus trabalhos desde 1983 (Editora Cosac Naify). Sua obra integra importantes coleções públicas, como do Museu de Arte de Brasília, DF; Instituto Cultural Itaú, São Paulo, SP; Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG; Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP; Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP; Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ; além de coleções particulares.

Vá conhecer de perto
A visita à Paulo Darzé Galeria, para conhecer o trabalho de Paulo Andrade de perto, pode ser feita no horário de funcionamento da galeria, sem agendamento, de segunda à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados de 9h às 13h.

Também pode ser acessada virtualmente pelo endereço @paulodarzegaleria nas redes sociais, ou o site www.paulodarzegaleria.com.br, onde serão encontradas todas as imagens das obras e o catálogo da exposição.

Na próxima quinta, dia do lançamento, a visitação está aberta ao público das 17h às 21h. Lembrando que, seguindo os protocolos sanitários da pandemia, será obrigatório o uso de máscara, e não haverá serviço de bebidas alcoólicas.

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias