4 Oct 2021
Mostra de pintura de Rodrigo Andrade estreia na Paulo Darzé Galeria nessa quinta (7)

No texto que integra o catálogo da exposição, o crítico José Bento Ferreira destaca que “as paisagens de Rodrigo Andrade exercem um contraponto a essa desterritorialização automatizada”.
“Não apenas convidam, como toda obra de arte, a uma contemplação duradoura e a uma imersão reflexiva, cada vez mais rara na época da avaliação visual instantânea, mas também proporcionam uma experiência de fruição que se configura como acontecimento, uma vez que muda o modo como vemos a própria pintura. Rodrigo Andrade faz da pintura de observação à reafirmação de uma modalidade de presença que a cultura digital agride”, complementa o crítico de arte sobre as telas que têm formatos variados, e ficam à disposição do público baiano até o dia 6 de novembro.
Perfil
Rodrigo Andrade nasceu em 1962, em São Paulo capital, onde até hoje vive e trabalha. A materialidade da tinta e referências sobre a história da pintura permeia o trabalho do artista plástico. Sua gestualidade vibrante manifesta-se, sobretudo na pintura, mas também transita por suportes como desenho, gravura e objetos.
Nos anos 80, o artista integrou o grupo Casa 7 e, sob a influência do neoexpressionismo alemão, sua obra é apresentada em grandes formatos, com pinceladas expressivas e cores fortes.
Na década seguinte, alternou trabalhos figurativos e abstratos e, a partir de 1999, passou a criar obras em que espessas massas de tinta a óleo, em formas geométricas, são aplicadas sobre a tela.
Ele instalou suas pinturas matéricas de cor e forma em espaços públicos de São Paulo, e em seu contato com esses entornos é que reside sua potência: há uma permeabilidade entre a concentração e a contenção dos elementos presentes nos trabalhos do artista e nos ambientes nos quais foram instalados.
Presenças
Realizou mostras em importantes instituições nacionais e internacionais. Entre as individuais recentes, destacam-se: Pinturas da era do absurdo, Galeria Millan, São Paulo (2020); Diálogo cromático, Galeria Simões de Assis, Curitiba, PR (2019); Pintura e Matéria (1983-2014), Estação Pinacoteca, São Paulo, SP (2017).
Entre suas participações em exposições coletivas: 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira, Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, RJ; Já estava assim quando eu cheguei, Galerie Ron Mandos, Amsterdam, Holanda (2020); Oito décadas de abstração informal, Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP e Cependant, la peinture: Rodrigo Andrade, Fabio Miguez, Paulo Monteiro, Sérgio Sister, Galerie Emmanuel Hervé, Paris, França (2018); Troposphere, Beijing Minsheng Art Museum, Pequim, China (2017); Deserto-Modelo “As Above, So Below”, Harold St., Londres, Reino Unido (2015); Iberê Camargo: Século XXI, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS (2014); Lugar Nenhum, Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, RJ (2013); 30 x Bienal, Pavilhão da Bienal, São Paulo, SP (2013); e 29ª Bienal de São Paulo, SP (2010).
Em 2008, foi publicado o livro monográfico Rodrigo Andrade, que reúne seus trabalhos desde 1983 (Editora Cosac Naify). Sua obra integra importantes coleções públicas, como do Museu de Arte de Brasília, DF; Instituto Cultural Itaú, São Paulo, SP; Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG; Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP; Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP; Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ; além de coleções particulares.
Vá conhecer de perto
A visita à Paulo Darzé Galeria, para conhecer o trabalho de Paulo Andrade de perto, pode ser feita no horário de funcionamento da galeria, sem agendamento, de segunda à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados de 9h às 13h.
Também pode ser acessada virtualmente pelo endereço @paulodarzegaleria nas redes sociais, ou o site www.paulodarzegaleria.com.br, onde serão encontradas todas as imagens das obras e o catálogo da exposição.
Na próxima quinta, dia do lançamento, a visitação está aberta ao público das 17h às 21h. Lembrando que, seguindo os protocolos sanitários da pandemia, será obrigatório o uso de máscara, e não haverá serviço de bebidas alcoólicas.
Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.