Morre Lizzie Bravo, voz brasileira em gravação original de ‘Across the Universe’, dos Beatles

Famosa por ter sido a única brasileira a participar de uma gravação com os Beatles, a cantora e fotógrafa Lizzie Bravo, de 70 anos, morreu nesta segunda-feira (4), no Rio. Segundo relatos de pessoas próximas, nos últimos tempos ela vinha sentindo dificuldades físicas devido a um problema cardíaco congênito. Por conta disso, chegou a passar quatro dias no CTI, no mês passado, apresentou melhora, mas há uma semana voltou ao hospital e acabou não resistindo.

A história de Lizzie com os Beatles começou em 1967, quando ela ganhou, de presente de 15 anos, uma viagem para Londres. No dia de sua chegada, ela já se encontrou com os Beatles e, junto com uma amiga, passou a frequentar o lado de fora dos estúdios da EMI, em Abbey Road, quase todos os dias, vendo-os com frequência. 

Pouco menos de um ano depois, em um determinado dia, a debutante estava na porta do estúdio, como de costume, quando Paul McCartney saiu, no final de uma tarde de fevereiro de 1968, e perguntou se alguma daquelas meninas que estavam ali, tietando, conseguia sustentar uma nota aguda.

Lizzie disse que conseguia e ainda levou a amiga inglesa junto. Elas passaram duas horas nos estúdios com o Fab Four e, produzidas por George Martin, cantaram vocais para o clássico ‘Across the Universe’, dividindo o microfone com John e Paul, alternadamente.

lizziebravofoto

Em 2017, Lizzie esteve em Salvador, e contou mais detalhes de sua relação com os garotos de Liverpool durante um evento no Salvador Shopping. O bate-papo fez parte da programação da Beatlemania Experience. 

A cantora, que também participou ativamente de grande parte da história da MPB – ela foi casada com Zé Rodrix (parceiro de e Guarabyra), e foi a inspiração do compositor, como 'a esperança de óculos', para escrever a música 'Casa no Campo' – também relata toda a sua história no livro “Do Rio a Abbey Road”, lançado em 2015.

O jornalista baiano Lucas Fróes, que manteve contato recente com Lizzie, lamentou a perda nas redes sociais. "A história de como ela conheceu os Beatles e gravou com eles o backing vocal de 'Across the Universe', em 1968, é o maior conto de fadas musical que já existiu. Comprei na sua mão o livro 'Do Rio a Abbey Road', com seu relato e fotos belíssimas que ela tirou dos Fab Four entre 1967 e 1969. Mês passado, falamos sobre a nova mixagem e o relançamento de 'Across the Universe'", contou Fróes, no Twitter.

Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias