Morre em queda de helicóptero Sebastian Piñera, ex-presidente do Chile

redacao@aloalobahia.com

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu em um helicóptero que caiu em um lago nesta terça-feira (6). A informação foi confirmada pela sua assessoria de imprensa. O governo chileno declarou luto nacional, e haverá um funeral oficial com honras de Estado. Em comunicado, o escritório do político informou:

"Com profundo pesar comunicamos o falecimento do ex-presidente da República Sebastián Piñera Echenique. Durante a tarde desta terça-feira (6), o ex-mandatário sofreu um acidente aéreo na região de Los Ríos. Oportunamente será informado sobre o funeral. Agradecemos as massivas mostras de carinho e preocupação que temos recebido nessas duras horas", publicou.

De acordo com a imprensa do país, o acidente também deixou pessoas feridas. A rede CNN do Chile afirma que Piñera costuma pilotar seu helicóptero. 

O evento aconteceu na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. O Lago Ranco é o terceiro maior do Chile e uma das atrações turísticas do país. Segundo a mídia chilena, o ex-presidente Sebastian Piñera havia ido almoçar na casa do empresário José Cox, localizada no Lago Ranco. Na volta, o helicóptero chegou a avançar alguns metros, mas perdeu o controle próximo à costa e caiu. A aeronave foi encontrada a 40 metros de profundidade
J13GEas.md.png
Quem é Sebastián Piñera?

Político de direita e um dos homens mais ricos do Chile, Piñera foi responsável pelas únicas gestões conservadoras do Chile após o fim da ditadura do general Augusto Pinochet no país, em 1990. Em 2020, quando ainda governava o país, Sebastian registrou a mais baixa aprovação popular desde a volta da democracia no país: apenas 6% da população apoiava o então presidente.

Na mesma pesquisa, conduzida pelo Centro de Estudos Públicos (CEP), 81% dos chilenos disseram que o governo dele agiu mal ou muito mal na condução da recente crise no país. Ele foi presidente do Chile em dois momentos: entre 2010 e 2014, e entre 2018 e 2022.

Durante o governo de Piñera, houve diversas manifestações sociais no país. Olhos feridos se tornam um lamentável símbolo das revoltas sociais chilenas, com 359 civis com lesões oculares causadas por balas de borracha disparadas pelos carabinieros, a polícia do país. O ex-presidente chegou a reconhecer que  “abusos foram cometidos” pelas forças policiais chilenas.

Formado em Economia Política na Universidade Católica do Chile e com mestrado e doutorado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, o ex-presidente fez sua fortuna como dono da representação das empresas de cartão de crédito no Chile, acionista principal da companhia aérea LAN (hoje Latam, após se unir à brasileira TAM) e também possuía ações da companhia Blanco y Negro, controladora do time de futebol Colo Colo.

Além disso, comprou o canal de TV Chilevisión e vendeu a emissora em 2010 para o grupo Time-Warner. Sua fortuna foi estimada em mais de US$ 2,7 bilhões (R$ 13,4 bilhões) pela revista Forbes. Piñera teve quatro filhos com sua esposa, Cecilia Morel.

Publicado por Hilza Cordeiro, com informações do La Tercera, BBC Brasil, g1, CNN Chile. Foto: reprodução

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias