Morre, aos 91 anos, o artista colombiano Fernando Botero

redacao@aloalobahia.com

Faleceu nesta sexta-feira (15), aos 91 anos, o pintor, escultor e desenhista colombiano Fernando Botero. Natural de Medellín, Botero era conhecido popularmente como o pintor de "gordinhos" e foi o criador do movimento artístico “boterismo”, caracterizado por personagens volumosos que o tornaram reconhecido em todo o mundo. 

"Morreu Fernando Botero, o pintor das nossas tradições e dos nossos defeitos, o pintor das nossas virtudes. O pintor da nossa violência e da nossa paz. Da pomba mil vezes descartada e mil vezes colocada no seu trono", escreveu o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, nas redes sociais. O prefeito de Medellín, Daniel Quintero, anunciou sete dias de luto para “homenagear a memória do maior artista colombiano de todos os tempos”.  
 
JHEgrt1.md.png


Com formação artística autodidata, Botero iniciou sua carreira como ilustrador do jornal "El Colombiano" no final da década de 1940. Aos 19 anos viajou para Bogotá, onde apresentou sua primeira exposição individual de aquarelas, guaches, tintas e pinturas a óleo na Galeria Leo Matiz. Aos 25, influenciado pelo trabalho do italiano Piero della Francesca, criou o seu estilo inconfundível de expressão.

Entre pinturas, desenhos e aquarelas, abordou uma série de temas, como reinterpretações de obras de artistas como Leonardo da Vinci e Edgar Degas, cenas de rua latino-americanas, vida doméstica e retratos satíricos de figuras políticas. Além disso, desenvolveu esculturas icônicas que podem ser encontradas nas ruas de Medellín, Nova York, Paris, Barcelona, ​​​​Madrid e Jerusalém, entre outras. 


* Por Luana Veiga. Foto: Michel Lipchitz/AP.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias