Morre, aos 63 anos, o ministro do STJ e do TSE Paulo de Tarso Sanseverino

redacao@aloalobahia.com

Morreu, aos 63 anos, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A morte aconteceu neste sábado (8); ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, devido a um câncer.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, divulgou nota lamentando a morte de Sanseverino. "O querido colega, que há mais de 12 anos atuou de forma brilhante no Superior Tribunal de Justiça (STJ), compartilhou conosco muitas de suas virtudes, como a retidão, empatia e extremo zelo pelo país", afirmou Moraes.

“A Justiça brasileira perde um de seus mais brilhantes e dedicados operadores”, afirmou a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Paulo de Tarso Sanseverino deixa esposa e dois filhos. Ele nasceu em Porto Alegre e era doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Em agosto 2010, Sanseverino foi nomeado para o STJ; ele atuava na Terceira Turma do Tribunal e na Segunda Seção do órgão. O ministro também atuava no Tribunal Superior Eleitoral como ministro substituto desde novembro de 2021. 

Quem substituirá o ministro

Com a morte de Sanseverino, Lula terá que indicar mais um nome ao STJ. Além da vaga deixada por Sanseverino, o petista terá que escolher os substitutos de Felix Fischer e Jorge Mussi, que se aposentaram em agosto de 2022 e janeiro de 2023, respectivamente.

Até o fim do mandato de Lula, em 2026, ainda deixarão a Corte, por aposentadoria compulsória (75 anos), os ministros: Laurita Vaz (outubro de 2023), Assusete Magalhães (janeiro de 2024), Antônio Saldanha (abril de 2026) e Og Fernandes (novembro de 2026).


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Divulgação/STJ

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias