Morre a historiadora Anita Novinsky, autora de 'Cristãos Novos na Bahia: A Inquisição no Brasil'

redacao@aloalobahia.com

A historiadora Anita Waingort Novinsky, acadêmica respeitada tanto no País como internacionalmente por sua extensa obra sobre a presença judaica no Brasil desde a chegada dos portugueses, faleceu nesta terça-feira (21), aos 98 anos.

Ela é autora de alguns das pesquisas e livros mais importantes sobre o assunto, a exemplo de ‘Cristãos Novos na Bahia: A Inquisição no Brasil’, de 1992, e ‘Os judeus que construíram o Brasil’, de 2017, este em parceria com Eneida Ribeiro e Lina Gorenstein.

O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, lamentou tão importante perda. “A professora Anita Novinsky deu luz a um conhecimento adormecido e resgatou raízes significativas dentro da história do Brasil, configurando a contribuição judaica desde a chegada das caravelas portuguesas. Não fosse por ela, grande parte deste universo ainda estaria adormecido. Ela não só pesquisou, como orientou trabalhos seminais que dão brilho à história judaica brasileira. Um orgulho da nossa comunidade”, afirmou Lottenberg.

Durante mais de meio século, Anita Novinsky investigou como os cristãos-novos, familiares de judeus convertidos à força, foram perseguidos pela Inquisição no Brasil. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, é uma população que buscou asilo na colônia e, segundo fontes da época, corresponde a 75% da população livre brasileira no século XVII. 

Esse pioneirismo se deu a partir da década de 1960, quando os arquivos da Inquisição portuguesa foram abertos ao público, após 500 anos de sigilo. Antes, era impossível calcular a relevância da cultura judaica na formação do Brasil, e Anita Novinsky, que também lecionou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde era professora livre-docente, foi a primeira a se debruçar sobre o assunto e apresentar trabalhos sobre o tema.

Foto: Marcos Santos/USP. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias