Mitologia da Rainha: Iemanjá deu à luz as estrelas e outros orixás

O livro 'Mitologia dos Orixás', do sociólogo Reginaldo Prandi, é uma das mais completas coleção de mitos da religião dos orixás já reunida e, claro, conta a história da Rainha do Mar, Iemanjá, entidade celebrada hoje no bairro do Rio Vermelho, em Salvador - embora com restrições e interdições, por conta da pandemia de Covid-19. Na obra, ele narra várias passagens sobre a Mãe D'Água. Confira um dos trechos:

"Iemanjá vivia sozinha no Orum. Ali ela vivia, ali dormia, ali se alimentava. Um dia, Olodumare decidiu que Iemanjá precisava ter uma família, ter com quem conversar, comer, brincar, viver.

Então o estômago de Iemanjá cresceu e cresceu e dele nasceram todas as estrelas. Mas as estrelas foram se fixar na distante abóbada celeste. Iemanjá continuava solitária. 

Então, de sua barriga crescida nasceram as nuvens. Mas as nuvens perambulavam pelo céu até se precipitarem em chuva sobre a terra.

Iemanjá continuava solitária. De seu estômago nasceram, então, os orixás, nasceram Xangô, Oiá, Ogum, Ossaim, Obaluaê e os Ibejis. Eles fizeram companhia a Iemanjá."


Foto: Max Haack/Secom. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias