Mira Murati assume posto de CEO da OpenAI, empresa dona do ChatGPT

redacao@aloalobahia.com

O conselho que dirige a OpenAI, empresa de inteligência artificial dona do ChatGPT, decidiu dispensar o CEO Sam Altman, na sexta-feira (17) e o cargo será ocupado interinamente pela diretora de tecnologia da companhia, a albanesa Mira Murati.
 
 
Murati é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade de Darthmouth, ingressou na OpenAI em 2018 e desempenhou papel importante no gerenciamento de produtos  como o ChatGPT e o gerador de imagens Dall-E. Ela foi nomeada diretora de tecnologia no ano passado. 
 
“Dado seu longo mandato e seu envolvimento próximo com todos os aspectos da empresa, incluindo sua experiência em governança e política de IA, o conselho acredita que ela está qualificada de forma única para a função e antecipa uma transição perfeita enquanto conduz uma busca formal por um CEO permanente.", disse a empresa em comunicado oficial.
 
O conselho justificou que a saída de Altman se deu após um "processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades". Por isso, diz a nota, o conselho não confia mais na capacidade de Sam Altman liderar a OpenAI.
 
JnYfRqb.md.jpg
Sam Altman, ex-CEO da OpenAI
 
Nas redes sociais, Altman comentou a saída e disse que seu tempo na OpenAi foi "transformador" e que em breve vai comentar sobre os próximos passos de sua carreira.
 
 
"Adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, para o mundo um pouco. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas. Terei mais a dizer sobre o que vem a seguir mais tarde", escreveu Altman.

O conselho de diretores, responsável pela decisão, é composto pelo cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, pelos diretores independentes, CEO da Quora, Adam D’Angelo, pela empreendedora de tecnologia Tasha McCauley e por Helen Toner, do Centro de Segurança e Tecnologia de Georgetown.
 
Fundada em 2015, a empresa lançou o ChatGPT há cerca de um ano, o que gerou um grande interesse no setor de inteligência artificial generativa. Atualmente, segundo dados da OpenAI, cerca de 100 milhões de pessoas usam o serviço todas as semanas.
 
Foto: Reprodução/Bloomberg

​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias