20 Oct 2023
Ministro Silvio de Almeida recebe título de cidadão e se declara: "Como é bom ser baiano"

A cerimônia contou com a presença do Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, que representou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o presidente da Fundação Palmares, João Jorge; a reitora do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Luzia Matos Mota; o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez; a procuradora de Justiça, Márcia Regina dos Santos; a procuradora Federal, Manuelita Hermes; a defensora pública geral da Bahia, Firmiane Venâncio; a deputada federal Lídice da Mata (PSB); e o vereador e professor de Direito, Edvaldo Brito.
Se dirigindo a Edvaldo Brito, Silvio chamou o vereador de "mestre" por tê-lo visto dando aula de Direito. Foi o primeiro homem negro que vi dar aula de Direito na vida. O vi dando aula e perguntei a um amigo o que ele lecionava. Nem sei o que é direito tributário, mas eu queria fazer isso. Eu nem sabia o que era, mas virei advogado tributarista por sua causa. Advoguei a vida inteira como direito tributário e financeiro desde aquele encontro. Desde 1996, professor Edvaldo Brito tem sido uma inspiração para mim. Um homem em que pese nossa relação hierarquia, sempre foi uma relação respeitosa. Se não fosse o senhor, eu não estaria aqui hoje", contou o ministro.
Nascido em São Paulo em 1977, Silvio Almeida é ainda diretor-presidente do Instituto Luiz Gama, professor da Mackenzie, da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade de Duke.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
"Só posso fazer jus a esse título com minhas ações, minha vida e minha trajetória, observando cada passo da minha existência. E a cada passo, tenho que perguntar se tudo o que eu estiver fazendo é digno dessa homenagem", disse, em declaração após receber o título de cidadão baiano em mãos.
Durante seu discurso, o ministro disse que, ao ser homenageado, reforçava seu compromisso com o país. Ele agradeceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo convite para integrar o governo e disse que é necessário que o Estado cumpra os anseios da população.
"Reforçar o compromisso com a Bahia é reforçar o compromisso com o Brasil. Reforçar um compromisso inabalável contra todas as formas de desigualdade, contra a violência, contra a insubordinação. Temos que arrumar as injustiças daqui, deixar sem respostas os atos de violência daqui. É o compromisso contra o racismo, na sua forma mais sistêmica e estrutural. Se a gente não tem compromisso com reforma agrária, titulação de terras quilombolas, demarcação das terras indígenas, exploração dos trabalhadores e trabalhadoras, não há luta antirracista", afirmou Silvio Almeida.
No encerramento da fala, o agora baiano fez um agradecimento à receptividade do povo da Bahia e prometeu honrar o título concedido a ele. "É em nome dos ancestrais, dos vivos e dos mortos, que eu declaro: como é bom ser baiano", declarou.
Foto: TV ALBA
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.