Ministro da Educação inaugura na Bahia campus universitário que leva nome de escritor comunista

redacao@aloalobahia.com

O ministro da Educação, Victor Godoy, inaugurou na sexta-feira (6) o Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna, no Sul da Bahia. O valor do investimento foi de aproximadamente R$ 61 milhões. 

O novo campus está localizado entre as cidades de Itabuna e Ilhéus, cidades que têm forte relação com a história de Jorge Amado: em Itabuna, o escritor, que foi deputado comunista, nasceu; e em Ilhéus, centrou boa parte de suas principais histórias, a exemplo de 'Gabriela, Cravo e Canela'.

O equipamento entregue atenderá cerca de 5 mil estudantes e, segundo o ministro Godoy, a universidade tem potencial para receber 8 mil estudantes ainda este ano.   

“Essa é uma obra que traz para a região esperança, um local que irá reunir toda a estrutura para estudantes, docentes e a rede acadêmica. Foi uma estrutura muito bem pensada, com a utilização de técnicas sustentáveis, com energia renovável, tratamento de esgoto, separação de água, mas principalmente com a capacidade de ampliação de cursos, de estudantes”, afirmou o ministro. 

Durante a inauguração, Victor Godoy destacou as ações do MEC no desenvolvimento e fortalecimento da rede superior de ensino no país. “Somente em 2021, o MEC disponibilizou mais de 1,3 mil vagas de docentes para as nossas universidades; mais de 900 vagas de técnicos acadêmicos; ampliamos a assistência estudantil, que havia tido um decréscimo em 2019, recompondo esse valor para 2022, o que está em torno de mais de R$ 1 bilhão; e anunciamos também, este ano, mais 3 mil bolsas permanências para indígenas e quilombolas”, enfatizou.   

Com uma área que abrange seis hectares, a nova unidade foi construída com diferentes tecnologias que promovem redução de gastos e reaproveitamento de recursos. Foram utilizadas técnicas de aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, bem como a proteção das fachadas e cobertura da incidência solar de modo a reduzir a carga térmica da edificação. 

Outras técnicas empregadas são o pavimento permeável, a segregação das águas residuárias, o tratamento de esgoto biológico, o aproveitamento de águas cinzas (qualquer água residual não industrial originada a partir de processos domésticos como lavar louça, roupa e tomar banho), amarelas (originadas do uso de vaso sanitário e mictórios) e de água da chuva. 

Os edifícios também estão dotados de painéis fotovoltaicos instalados nos terraços para geração de energia elétrica e de paisagismo com plantas da Mata Atlântica do Sul da Bahia. 

Estiveram presentes na inauguração o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas; o subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC, Aldalton Rocha; a reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Joana Guimarães; demais autoridades e parlamentares. Com informações do MEC e Sesu.

Foto: Luis Fortes/MEC. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias