Memorial do 2 de Julho deve ser inaugurado ainda neste mês; saiba os detalhes

redacao@aloalobahia.com

Anunciado pela prefeitura de Salvador como uma das atividades em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o Memorial 2 de Julho deve ser inaugurado ainda este mes, de acordo com o Presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro.

O memorial vai funcionar dentro do Pavilhão 2 de Julho, na Lapinha, que terá o prédio restaurado. “Vamos ter o memorial que vai ser aberto ao público até o final do mês, onde as pessoas vão poder visitar e conhecer essa história, conhecer essa figura mística, porque é a única festa no Brasil que é cívica religiosa, porque o caboclo já é um símbolo religioso, popular e religioso”, disse Guerreiro.

A intervencao, cujo investimento é de R$1,8 milhão, engloba a instalação de um memorial que vai permitir a visitação pública ao longo de todo o ano. O local também vai abrigar uma exposição sobre a Independência do Brasil na Bahia e seus principais símbolos, personagens e acontecimentos, preservando os valores culturais do Pavilhão da Lapinha.
 
HiM0wYb.md.jpg

“Iremos restaurar e resgatar um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade, que é este pavilhão. O imóvel retrata a data mais importante de nossa história e isso precisa ser enaltecido, preservado e transmitido para as gerações futuras. A Prefeitura tomou a decisão, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), de implantar esse memorial, que contará a história da Independência da Bahia e dos festejos ao 2 de Julho”, destacou Bruno Reis.
 
​De acordo com Joaci Góes, presidente o IGHB, o espaço dará aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história. “Entre 80% e 90% dos baianos não compreenderam ainda o que representa o 2 de julho. Muitos pensam simplesmente com uma festa bonita e animada, mas não sabem na realidade que a data foi a consolidação da Independência do Brasil. Sem o 2 de Julho teria havido um fracionamento do país do mesmo modo que aconteceu com as colônias espanholas da América do Sul. Foi a Bahia que permitiu que o Brasil tivesse hoje as dimensões que ele possui”, explicou.

*Por Marcele Neves. Fotos: Betto Jr./Secom.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias