Membros de conselho consultivo iniciam avaliação da Maquete de Salvador

Dentro do processo de tombamento da peça como patrimônio cultural e histórico de Salvador, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, ligado a Fundação Gregório de Mattos, visitou nesta quarta-feira (26) a Maquete de Salvador.

Para garantir o reconhecimento da maquete e fortalecer o interesse da sociedade sobre a história e arquitetura da capital baiana, os conselheiros integraram diversos órgãos, a exemplo Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo, Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade Federal da Bahia e a Universidade do Estado da Bahia.

“É um elemento extremamente importante para a cidade e para o cidadão. Além disso, é curioso como as pessoas adoram ver maquetes, principalmente quando se trata em ver a sua própria cidade. É possível apreciar a técnica de como a maquete foi feita em à mão, antes da invenção da impressão 3D,  de uma maneira bem singular e sentimental”, disse a arquiteta Jealva Fonseca.

A maquete - Em formato tridimensional da capital baiana na escala de 1/2000, a Maquete de Salvador começou a ser elaborada em 1975 pelo arquiteto Francisco de Assis Couto dos Reis. Com método artesanal, a peça, atualizada nesta gestão por meio da Fundação Mário Leal Ferreira, faz uma representação minuciosa da cidade, incluindo a singularidade da topografia, com utilização de materiais como madeira, cortiça e lixa.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias