Meghan e Harry deixam em definitivo as obrigações da monarquia; relembre as principais quebras de protocolo do casal

Desde o enlace entre Grace Kelly e o Príncipe Rainier de Monâco, na década de 50, a união entre um monarca e uma plebeia não causava tanto furor no mundo como a união da, também atriz, Meghan Markle e o príncipe Harry.
 
O casal anunciou hoje (08), em comunicado oficial, por meio de seu perfil no Instagram o afastamento das atividades para com a monarquia. Pais do pequeno Archie – o sétimo na linha de sucessão ao trono –, que nasceu em maio do último ano, na mensagem o casal comunica em “definitivo” seu desligamento as obrigações envolto o Palácio de Buckingham. Os duques de Sussex, então, assumem a sua independência financeira e anunciam a novo endereço de residência. “Após meses de reflexão e discussões particulares, decidimos fazer uma transição neste ano, moldando um novo e progressivo papel nesta instituição. Decidimos nos afastar [do papel] de membros seniors da família real e trabalhar para sermos financeiramente independentes, enquanto continuaremos a apoiar a Vossa Majestade a Rainha. É com seu apoio, especialmente nos últimos anos, que nos sentimos preparados para fazer esse ajuste.”, diz o começo da mensagem publicada no perfil que representa Megan e Harry. 
Os rumores sobre o mal estar envolvendo a parentela da Rainha Elizabeth correm mundo a fora e não é de hoje. Especulações das mais diferentes já foram levantadas por tabloides e publicações britânicas, tais como uma possível indisposição entre as concunhadas Meghan e Katy – Middleton, esposa de William, irmão mais velho de Harry – e o desagrado de Elizabeth com a contínua quebra de protocolos reais por parte do casal. Verdade ou não, “gente como a gente”, entrelinhas a rainha manifestou seu descontentamento com o núcleo familiar de Harry em sua tradicional mensagem de natal. Na imagem, Elizabeth surge posicionada ao lado de porta-retratos que trazem as fotos do seu marido – o príncipe Philip –, o filho e próximo na linha de sucessão ao trono, o príncipe Charles acompanhado de Camilla Parker-Bowles – sua esposa –, e o neto, o príncipe William com Kate Middleton junto os três herdeiros do casal - LouisGeorge e Charlotte. Assim que veiculado o vídeo, que trazia como mensagem central a “harmonia e reconciliação” – diante do difícil ano político em meio ao não consenso quanto o acordo do Brexit –, não demorou muito para que os seguidores do perfil da monarca questionassem a ausência de Harry, Meghan e Archie junto aos demais da família real. Os três também não estiveram presentes na tradicional festa promovida por Elizabeth, logo que, seguiram viagem para o Canadá, qual foi justificada pelo porta-voz oficial de Buckingham negando qualquer conflito. "Esta decisão dos duques de Sussex se instalarem no Canadá reflete a importância daquele país da comunidade britânica para eles”, afirmou o funcionário do palácio. "Visitante frequente do Canadá há muitos anos, e também foi o lar da duquesa por sete anos antes de se tornar membro da família real". "Eles estão gostando de compartilhar o calor do povo canadense e a beleza da paisagem com seu filho", completou.
 
A saída do casal é de grande representatividade, já que, tanto quanto oneram os cofres públicos numa relação de gastos incontáveis, a família real é uma das principais frentes da movimentação da economia no Reino Unido. É indiscutível a popularidade do filho caçula de Lady Diana e da, agora não mais, Duquesa de Sussex. O que justifica aos fatos ser o maior infortúnio em meio ao imbróglio monárquico, considerando o não cumprimento de maior parte das tradições reais desde a cerimônia de casamento de Meghan e Harry, em maio de 2018. Na ocasião, a noiva entrou sozinha, não jurou obediência – assim como sua falecida sogra, Diana de Gales – e o noivo usou aliança – o que não é uma obrigação para os homens da monarquia inglesa.

Leia a mensagem na íntegra:

“Após meses de reflexão e discussões particulares, decidimos fazer uma transição neste ano, moldando um novo e progressivo papel nesta instituição. Decidimos nos afastar [do papel] de membros seniors da família real e trabalhar para sermos financeiramente independentes, enquanto continuaremos a apoiar a Vossa Majestade a Rainha. É com seu apoio, especialmente nos últimos anos, que nos sentimos preparados para fazer esse ajuste. Agora, planejamos dividir nosso tempo entre Reino Unido e América do Norte, ainda honrando nossos deveres com a rainha, a comunidade das nações britânicas e nossos patronos. Essa divisão geográfica vai nos proporcionar a chance de criar nosso filho com apreço pelas tradições da realeza, em que ele nasceu, e também permitir que nossa família enfoque no próximo capítulo, que inclui uma nova entidade de caridade. Esperamos compartilhar novos detalhes desta animadora nova fase, enquanto continuaremos a colaborar com a rainha, o príncipe de Galês, o duque de Cambridge e outros relevantes membros. Até lá, aceitem nosso obrigado pelo apoio.”
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias