'Me Cante Uma História': projeto de baiana radicada no Rio vem lotando teatros com grandes nomes

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Natural de Salvador, Natália Boere mora no Rio de Janeiro desde 2009. Na Cidade Maravilhosa, foi repórter do Jornal O Globo por 12 anos, para o qual, logo no início da pandemia, em maio de 2020, escreveu uma matéria sobre mulheres que aproveitavam a quarentena para tirar projetos do papel. Enquanto redigia o texto, entendeu que mandava um recado para si mesma, e botou em prática um sonho: o "Me Cante Uma História".

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Na produtora de vídeo que tem com o marido, a certa altura, a também compositora começou a registrar depoimentos seus, contando as histórias por trás das suas músicas, projeto que ganhou outro rumo no cenário pandêmico, naquele momento em que publicava a reportagem para o diário carioca. "Foi naquele momento que veio a ideia de convidar outros artistas para contarem as histórias por trás de suas canções também", conta, em conversa com o Alô Alô Bahia.
 
ney
"Comecei com o Roberto Menescal, falando sobre a Bossa Nova. Foi muito significativo para mim, porque eu cresci cantando Bossa Nova com meu pai. Depois, veio o Pretinho da Serrinha, João Cavalcante, Moreno Veloso, Lobão... E aí eu fiz uma série semanal de lives. Vieram também Xande de Pilares, Alceu Valença, Teresa Cristina, Davi Moraes, Evandro Mesquita, Armandinho Macedo, um monte de artistas que eu admiro imensamente", relembra a artista, que recebe, nesta quarta-feira (20), no Teatro I Love Prio, a cantora Adriana Calcanhotto.

Sim, o projeto saiu das telas dos celulares e foi pros palcos. "Em julho de 2022, o Manouche - casa de shows no Rio - me convidou para estrear esse projeto nos palcos. E uma etapa da minha história virou um talk show. A estreia foi com o Paulinho Mosca e o filho dele, Tom Karabachian. Depois eu recebi Sandra de Sá, recebi Ney Mato Grosso... Nossa, eu fui me emocionando cada vez mais, sabe? Vindo daquele meu projeto, realmente, que tinha começado tão pequeno, ganhar uma proporção, assim, que eu nem imaginava", relembra a jornalista, formada na Universidade Federal da Bahia.
 
elba
Entre os momentos mais emocionantes dessa trajetória, ela cita a participação de João Bosco no projeto. "Quando ele estava ali na minha frente contando a história do 'O Bebâdo e A Equilibrista', eu comecei a chorar. A gente quer emoção, poder ouvir essas histórias e compartilhar, né? Essa história dessa música, que é um hino contra a ditadura, contra a opressão...", resgata a comunicadora.

Meses depois, em dezembro de 2022, o talk show foi para um teatro ainda maior, o Prudential, onde funcionou o Teatro Manchete. Lá, participaram do projeto nomes como Teresa Cristina, Jards Macalé, Biquini Cavadão, Céu, Elba Ramalho, Leone e Jorge Israel. "Encerrei a temporada com Ivan Elins, em dezembro do ano passado. Teatro lotado, ingressos esgotados. E foi uma catarse, sabe?", lembra, reforçando que a experiência tem sido igualmente especial para o público. 
 
ivanlins
"O público sai tão preenchido do teatro, porque o espetáculo é tão lindo e ressignifica as músicas para as pessoas. Faz toda a diferença você ouvir a música sabendo a história por trás dela. Acho que ela se torna ainda mais significativa", explica.

Nova temporada

Com Adriana Calcanhotto, nesta quarta (20), o projeto ganha novos ares, o I Love Trio, dentro de uma programação especial em torno do Dia da Mulher. "Fico muito feliz por receber uma artista que admiro tanto na estreia desta temporada, e por poder compartilhar as histórias dos grandes sucessos dela com os fãs. Ver o projeto, que começou tão pequenininho, como lives, alcançar voos que eu nem imaginava, me enche de orgulho e de emoção", revela. 

"Vou pisar no mesmo palco que Fernanda Montenegro, olha que chique!", brinca, se referindo às leituras de Simone de Beauvoir que a atriz leva para a programação especial. "É realmente muito emocionante para mim", diz. 

Sobre trazer à sua terra natal o talk show, ela não esconde que o desejo existe. "Eu tenho muita vontade de levar esse meu projeto, meu talk show, para a minha terra, para a minha Bahia. E hei de aportar aí em breve. Nos aguardem!", promete. Estamos te esperando!

Foto: Dalton Valério (principal) e Acervo.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias