Mateus Solano e Luis Miranda retornam a Salvador com o espetáculo “O Mistério de Irma Vap”

redacao@aloalobahia.com

Os atores Mateus Solano e Luis Miranda retornam à capital baiana com o espetáculo teatral “O Mistério de Irma Vap”. Com direção de Jorge Farjalla, a peça é inspirada no texto de Charles Ludlam e se passa em um trem fantasma de um parque de diversões macabro. As apresentações acontecem nos dias 9 e 10 de julho, às 20h, no Teatro Castro Alves.

“Usamos como referência os filmes de terror, como Pague para Entrar, Reze para Sair, de Tobe Hooper; Rebecca, de Alfred  Hitchcock e a estética dos anos 80. Mergulhamos também no universo do videoclipe de Thriller, de Michael Jackson, que foi dirigido pelo cineasta John Landis, uma referência do que é um filme de horror. Além disso, a obra também tem várias citações de Shakespeare, principalmente de Hamlet. Desfragmentamos todas as camadas do texto para ver o que estava por trás dele e ressignificar a obra”, conta o diretor e encenador Jorge Farjalla.


Elementos cênicos de Irma Vap
 
O icônico trem fantasma que ambienta o espetáculo é assinado por Marco Lima e foi construído com madeira, ferro e materiais simples. As luzes do cenário piscam e as portas abrem e fecham. Na montagem, os quatro atores “vodus contrarregras” fazem a movimentação do cenário. Todo palco está aberto, mostrando a caixa cênica, sem bambolinas, sem rotundas, revelando o maquinário do teatro e não escondendo nada.

O figurino de Karen Brusttolin é todo feito à mão, por uma equipe composta por sapateiro, chapeleiro, costureira, bordadeira, designer de adereços e envelhecimento. O tecido utilizado foi o jeans, para dar um ar contemporâneo. Ao todo, a peça conta com sete trocas de roupa. A iluminação fica por conta de César Pivetti e é marcada por vários efeitos, com 300 movimentos de luz.

 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias