Masp terá expansão com prédio de 14 andares

O MASP vai expandir seu espaço físico, incorporando às suas instalações o prédio ao lado. Com a ampliação, a área do museu será ampliada em 6.945 m² e inaugurará 14 novos andares de galerias, salas de aula, reserva técnica, laboratório de restauro, restaurante, loja e áreas de eventos. 

O novo edifício será batizado de Pietro Maria Bardi, primeiro diretor artístico do MASP e marido da arquiteta Lina Bo Bardi, que projetou o icônico prédio que abriga o museu, símbolo da arquitetura moderna mundial do século 20. 

“O MASP passa, assim, pelo maior processo de expansão física da sua história, feito com recursos próprios. Vamos aumentar em 66% a capacidade expositiva do museu, integrando os dois prédios e esse é um investimento muito relevante para a cultura de São Paulo. Acredito que essa expansão consolida o museu e a própria Avenida Paulista como um eixo cultural, quem sabe o mais importante eixo cultural do Brasil, do qual o MASP, sem dúvida, é a âncora”, diz Alfredo Setubal, presidente do Conselho do MASP.

O projeto prevê ainda uma conexão subterrânea, que irá interligar os dois edifícios. A instituição, que já detém o acervo de arte europeia mais importante do Hemisfério Sul, passará a ser uma das mais modernas infraestruturas museológicas da América Latina. 

O custo será da ordem de R$ 180 milhões, totalmente financiado por doações de pessoas físicas. “Viabilizar a construção desse prédio por meio de doações é o coroamento do novo modelo administrativo do MASP, uma instituição que tem seus pilares calcados na sociedade civil”, afirma Heitor Martins, diretor-presidente do museu.

O projeto arquitetônico é uma coautoria de Júlio Neves com o escritório Metro Arquitetos, dos sócios Martin Corullon e Gustavo Cedroni. A previsão de entrega é para janeiro de 2024. 


Foto: reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias