😷

infectados

😔

mortes

🙂

recuperados

8 Apr 2020

Maria Brasil responde: Como ressignificar negócios em tempos de crise

Maria Brasil responde: Como ressignificar negócios em tempos de crise O atual cenário de crise causado pela pandemia do novo coronavírus tem imposto diversos desafios às marcas. É um momento que exige adaptação e inovação e, pensando nisso, a especialista em Marketing e Branding Maria Brasil listou ao Alô Alô Bahia dicas sobre como se reinventar dentro deste contexto.


1. Mais do que nunca, é hora de olhar para as pessoas.

Algumas das maiores estruturas que temos no planeta se mostram abaladas ao se depararem frente a um vírus microscópico, que pode levar a um dos maiores temores da humanidade: a morte. Viver uma pandemia é encarar de frente a fragilidade da espécie humana. Então, mais do que nunca, precisamos enxergar o nosso público de forma humana. Acredito que esse seja um ponto de virada para muitas marcas, pois talvez essa seja a primeira vez em que algumas delas buscaram verdadeiramente entender quem são as pessoas com quem se relacionam, do que essas pessoas mais precisam no momento e até que ponto é possível contribuir para elas através da força e da atuação da marca diante da sociedade.


2. Busque deixar claro qual valor o seu produto/serviço agrega.

No momento de crise, é importante refletir como cada produto ou serviço pode ajudar as pessoas, sejam eles itens de extrema necessidade ou não. Para além das empresas que estão utilizando sua força produtiva para gerarem valor às pessoas, como a AMBEV que está produzindo álcool em gel ou a Natura que distribuiu mais de 2 milhões de sabonetes, tem um case interessante de uma pequena empresa que conseguiu ressignificar seu produto não tão essencial num momento de tamanha fragilidade: uma floricultura no sul do país que aproveitou a quarentena para estimular o público a demonstrar amor e carinho à distância, em meio a esse período de distanciamento social, através do ato de mandar flores. Eles conseguiram grande destaque com essa iniciativa, além de produzir um case lindo que reconectou muita gente num momento de desconexão. Então, é importante refletir como cada produto ou serviço tem valor em um momento como esse, e de formas criativas buscar soluções para se manter conectado ao seu público.


3. Invista em criar relacionamentos verdadeiros e estreitos com seu público.

Se agora não é o momento de vender o meu produto ou serviço, por que não oferecer ao meu público algo que ele esteja precisando? Nem sempre o foco vai ser a venda do produto ou serviço, mas sim a construção de um relacionamento. A superação da crise, então, está relacionada ao modo como cada marca está construindo uma imagem positiva e a qual experiência está proporcionando aos seus clientes agora, para que eles se lembrem do seu produto ou serviço posteriormente. Desta forma, serão construídos laços mais verdadeiros, mais duradouros e certamente, mais relevantes à vida das pessoas.


Foto: Marcelo Moraes. Siga o insta @sitealoalobahia