Margareth Dalcomo receberá homenagem por sua atuação durante a pandemia

A médica pneumologista Margareth Dalcolmo recebe, nesta sexta-feira (26), o Prêmio Hospitalar 2023 - Personalidade do Ano, por sua atuação durante a pandemia de Covid-19.

A pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, será homenageada por propagar informações confiáveis sobre a Covid-19, além de combater fake news e conscientizar a população sobre a importância das medidas preventivas.

Formada em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Margareth realizou sua residência em pneumologia na Fiocruz e recebeu seu diploma de doutorado pela Universidade Federal de São Paulo 

Precursora no combate ao tabagismo, a médica passou a ocupar, em 2022, a cadeira número 12 da Academia Nacional de Medicina. Neste mesmo ano, conquistou o Prêmio Jabuti, na categoria ciências, com seu livro “Um Tempo para Não Esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde”.

Com mais de 120 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, Margareth Dalcolmo integra o Grupo de Peritos para aprovação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde. Também é membro do Comitê Consultivo Regional do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. 
 
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Leo Martins/Agência O Globo.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias