Margareth Dalcolmo fala sobre vacinação e perspectivas para a pandemia

 A pneumologista e pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Margareth Dalcolmo falou sobre vacinas e perspectivas para os próximos meses em entrevista nesta segunda-feira (11) ao Jornal do Almoço, da NSC TV.

Para Margareth, mesmo após a vacinação, as pessoas vão precisar manter os cuidados básicos de prevenção contra a Covid-19 pelos próximos dois anos. Ela afirmou “não ter muita dúvida” quanto a isso, citando a experiência de ver de perto outras epidemias, como a de ebola, na África.

“As nossas vidas não vão mudar tão cedo, nós vamos ser vacinados e vamos continuar tendo que usar máscaras, sobretudo em transportes fechados, trens, ônibus, aviões, navios, tudo que é coletivo, nós vamos precisar usar máscara, manter um distanciamento prudente das pessoas (...) acho que nós vamos nos próximos dois anos ter que ter uma vida ainda com cuidados diferentes da vida anterior a dezembro de 2019”, comentou.

Sobre as falas contrárias às vacinas, foi enfática ao classifica-las como um “desserviço criminoso” que “ não pode ficar impune”.

“Essas, sim, essas (falas) revelam obscurantismo e desserviço que considero criminoso, e que não pode ficar impune nem por vocês, órgãos de comunicação, nem para os órgãos de classe, pela Justiça, porque isso, na verdade, numa população muitas vezes desprotegida, assustada por uma doença nova, isso tem uma contribuição muito deletéria para o país (...) as vacinas são a única e a maior arma para o controle da epidemia, para a nossa proteção individual e para a proteção de toda a coletividade”, disse.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias