13 Oct 2023
Marca baiana Sillas Filgueira realiza desfile em Salvador para apresentar coleção lançada na Casa de Criadores

A estilista baiana e mulher trans Silla Filgueira é um nome em ascensão na moda nacional e já esteve na capa da Vogue, em matérias da Elle, Marie Claire, FFW e participou pela segunda vez de um dos maiores eventos de moda do país, a Casa de Criadores.
Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se
“Minha inspiração para esta coleção foi o poema O Amor Comeu, de João Cabral de Melo Neto. Eu me emocionei quando ouvi, recitado pela Maria Bethânia e quero que as pessoas sintam essa energia da Bahia. Essa é a essência desta coleção, feita com muito amor e a dedicação das minhas amigas costureiras”, lembra Silla.

A série de looks femininos tem peças criadas com tecidos antigos, bordados feitos à mão, cortes de alfaiataria masculina, bem como a delicadeza das pétalas de flores e técnicas de modelagem de alto padrão, uma das especialidades de Silla.
“Esta coleção está pontuada em uma paleta de cores no vermelho intenso, nas manualidades e nos volumes presentes nas saias e vestidos para lembrar as flores”, explica a estilista.

A marca Sillas Filgueira também possui um compromisso social com a equipe que trabalha na confecção das roupas. “Sou muito grata por todo apoio que tenho das pessoas que estiveram comigo nos momentos de dificuldade. Meu objetivo é gerar emprego e renda e eu sei que essa visibilidade vai ajudar essas profissionais também”, destaca.
A coleção O Amor Comeu estará disponível nas araras da loja Casa Nordestesse, no Instagram @sillasfilgueira e, em breve, no site da marca, que está em construção. Todas as peças são produzidas sob demanda para cada cliente.
Sobre Silla Filgueira

Modelista e autodidata, a baiana do município de Cipó começou a sua carreira na moda ainda na infância, por volta dos cinco anos de idade, quando ia na porta dos bares em busca de palitos de fósforo e canudos de plástico e brincava de montar suas primeiras coleções. Mais tarde, começou a desenhar e, por volta dos 12 anos, fazia bonecas em papel e vestidos em cartolinas. Foi quando tudo começou.
Silla Filgueira se destacou em um concurso de novos estilistas, em Salvador, realizado pelo Shopping Barra. Foi quando começou a trabalhar em uma fábrica de jeans. Logo em seguida, passou a dividir seu turno em outra indústria, de uma marca feminina.
A modelagem surgiu na sua vida em plena pandemia, momento em que passou por muitas dificuldades. Um dia, a pessoa a procurou pelo seu serviço como modelista e ela aceitou o desafio. “Vivi um ano intenso trabalhando com modelagem, sendo completamente autodidata. Foi quando eu comecei a chamar a atenção da imprensa e alguns nomes da moda”, lembrou.
O seu processo de desenvolvimento surge através de sonhos. “Pode parecer lúdico, mas é real. Eu sonho com as texturas, os modelos, as cores daí eu acordo e passo uma madrugada inteira desenhando e modelando as minhas coleções”, contou Silla, que faz parte da loja colaborativa do projeto Nordestesse, criado pela jornalista e empresária Daniela Falcão, que tem loja pop up no Shopping Barra, em Salvador.
Fotos: Florian Boccia e divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.