Manifestantes pregam 220 cruzes no Farol da Barra em homenagem aos mortos de covid no Brasil

Um grupo de aproximadamente 60 pessoas ligadas a movimentos populares e sindicais baianos realizou um ato no Farol da Barra durante a tarde dessa sexta-feira (22). Posicionando-se contra o que classificou como descaso do Governo Federal em relação à saúde pública e enfrentamento à pandemia, os participantes cravaram  220 cruzes de madeira no gramado em frente a um dos mais conhecidos pontos turísticos soteropolitanos. 
 
Cada cruz representou mil vidas perdidas para a covid-19, totalizando o número de 220 mil pessoas mortas por conta do novo coronavírus no Brasil desde o início da pandemia. Participaram da organização do evento entidades como o Comitê Popular Salvador de Luta, Comitê Popular da Lapa, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Apub e o Sindsefaz, entre outros.
 
Um dos organizadores da manifestação, o psicólogo e educador Walter Takamoto afirmou que o movimento entende que o Governo Federal faz uma gestão trágica na pandemia e que alguns exemplos para essa afirmação estão no fato de não ser incentivado o uso de máscaras e respeito ao distanciamento social desde o início da crise e, agora, com a incapacidade de investir na compra de vacinas e insumos para uma vacinação massiva no país.
 
"A outra questão que apresentamos e que é fundamental nesse momento de agravamento da chamada segunda onda, quando o Brasil tem mais de mil mortes diárias nos últimos 7 dias, é que se precisa buscar, a partir das experiências que vemos em outros países, adotar medidas rígidas para impedir a disseminação do vírus", disse Takamoto.
 
Essas medidas mais rígidas basicamente consistem em dois fatores: retorno do auxílio emergencial e Lockdown (restrição rígida à circulação de pessoas). Takemoto entende que não é possível fazer uma coisa sem fazer a outra, "para manter a população em casa, com comida no prato, segurança e podendo assim diminuir esses números. Estão morrendo mil pessoas diariamente em nosso país", reforçou.( via CORREIO).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Foto: @cidad.eeducadora. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias