Mais de 50 empresas iniciaram produção mineral na Bahia em 2021

A menos de um mês de encerrar o ano, a Bahia registra um aumento na arrecadação da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) superior a 60%, em relação ao ano passado. Parte deste crescimento se deve às mais de 50 novas empresas do setor mineral que começaram a produção este ano no estado. 

Até o mês de outubro, o faturamento das empresas produtoras de minério de ferro ultrapassou os R$ 643 milhões, contra R$ 25 milhões alcançados durante todo o ano passado, representando um crescimento de mais de 2.400% em suas operações, conforme os números da Agência Nacional de Mineração (ANM). 

Além de empresas que atuam com minério de ferro, produtoras de granito, mármore, rochas ornamentais, cerâmica, dentre outras, passaram a ser beneficiadas com a compensação este ano. 

Municípios - Dos 417 municípios baianos, 231 têm a mineração como uma de suas atividades econômicas em algum período dos últimos seis anos. Atualmente, cinco lideram a lista de arrecadação de CFEM neste ano, são eles: Itagibá, Jacobina, Juazeiro, Caetité e Jaguarari. Somados, eles já arrecadaram mais de 95 milhões em 2021, o que representa mais de 60% de toda a arrecadação do ano no estado. 

Com informações do Correio.

Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias