Maior polo ceramista da América Latina, Maragogipinho ganhará evento dedicado à produção artesanal

redacao@aloalobahia.com

Considerado o maior centro oleiro da América Latina, Maragogipinho, distrito de Aratuípe, ganhará um evento anual para dar visibilidade ao trabalho de mestras, mestres, artesãs e artesãos. A primeira edição do Festival da Cerâmica Maragogipinho acontece entre os dias 14 e 19 de novembro, com espaços para comercialização e exposição de peças artesanais, programação musical e cultural, experiências gastronômicas, além de rodada de negócio, painéis e oficinas de capacitação e caravana de cadastramento de artesãs e artesãos.

A iniciativa tem como objetivo apoiar os artesãos, proporcionando um espaço direto para a venda de seus produtos, além de fomentar o turismo, atrair compradores e contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.
 
JFZBVWl.md.jpg
“É um evento muito importante para o fortalecimento na divulgação e comercialização de nosso artesanato de Maragogipinho. Sempre procurei manter vivo a nossa cultura e tradição e, como mestre artesão, será um prazer muito grande poder contribuir com o meu trabalho e minha arte neste grande Festival”, comemora o mestre artesão Rosalvo Santana.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

São características marcantes da cerâmica de Maragogipinho os desenhos de influências indígenas, geométricas e florais, criados pela pintura artesanal em tauá, pigmento natural de argila em vermelho, e tabatinga, de tom branco. Na feira, lojas e mais de 130 olarias, os visitantes poderão adquirir peças decorativas e utilitárias, com destaque para as louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, corbélias, esculturas e moringas, entre outros.

“A realização deste festival é, antes de tudo, a realização de um sonho da comunidade que sente pela primeira vez um grande reconhecimento da importância da atividade ceramista de Maragogipinho. A cidade é um espaço inigualável, sob o ponto de vista da grande quantidade e variedade de produtos em cerâmica que são fabricados ali. É uma cultura com mais de 200 anos de história de uma comunidade que vive basicamente da sua relação com a produção da arte ceramista”, comenta Antônio Marcos Araújo, prefeito de Aratuípe.
 
JFZqrSn.md.jpg
* Por Luana Veiga. Foto: Emerson Ishikawa / Ricardo Prado.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias