Lula sanciona lei que permite pensão a órfãos do feminicídio

redacao@aloalobahia.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona nesta terça-feira (31) a lei que determina o pagamento de pensão especial para filhos de vítimas de feminicídio. O texto, oriundo do projeto de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), estabelece que o benefício será concedido aos órfãos cuja renda familiar mensal per capita seja de até 25% do salário mínimo.

A pensão instituída alcança crianças e adolescentes dentro das regras estabelecidas, mesmo que o feminicídio tenha ocorrido anteriormente à publicação da Lei. A nova lei institui pensão especial no valor de um salário mínimo, atualmente R$ 1.320, aos filhos e dependentes crianças ou adolescentes.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se 

"É preciso garantir que as pessoas que são vítimas da violência não tenham seus filhos abandonados pelo Estado. Se o Estado não cuidou da pessoa e permitiu que ela fosse vítima, o Estado precisa, pelo menos, assumir a responsabilidade de cuidar das crianças. Então, a gente quer criar uma bolsa para garantir que essas crianças possam estudar e se formar e, amanhã, poder ter o direito de viver, ter cidadania plena nesse Brasil", disse Lula. No programa semanal Conversa com o Presidente, Lula parabenizou o Congresso Nacional pela aprovação do texto. “Aos poucos, a gente vai conseguindo conquistar espaços”, disse.  

A política deve ter impacto de cerca de R$ 11 milhões aos cofres públicos em 2024. A solenidade da assinatura da lei será realizada no Palácio do Planalto e terá a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

* Publicado por Matheus Simoni. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias