Vini Jr. volta a ser vítima de ataques racistas na Europa; Lula chama manifestações de 'barbárie racista'

redacao@aloalobahia.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repudiou o mais recente episódio de ataques racistas sofridos por Vini Jr., jogador brasileiro que defende o time espanhol Real Madrid. Nesta quinta-feira (14), o atleta compartilhou imagens que mostram torcedores do Atlético de Madrid cantando músicas racistas direcionadas a ele antes da partida contra a Inter de Milão, na Espanha. Na publicação, Vini cobrou punição por parte da Champions League para os ofensores. 

 

“É inacreditável que na segunda década do século 21 ainda exista um comportamento desse tipo. Toda a nossa solidariedade ao Vini Jr.”, afirmou o presidente do Brasil no X (antigo Twitter). “Ele merece todo respeito e admiração pelo seu talento e competência, não essas manifestações de barbárie racista”, completou.
 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil publicou uma nota sobre o caso e destacou que o governo brasileiro acionará autoridades espanholas e cobrará providências da União das Associações Europeias de Futebol (Uefa), organizadora do torneio no qual ocorreram as manifestações preconceituosas. Leia íntegra a seguir

"O Governo brasileiro registra, com tristeza e indignação, a ocorrência de novas manifestações racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior, por parte de torcedores do Atlético de Madri, ontem, 13/3, nas imediações do estádio Metropolitano, ao final de partida da Copa dos Campeões da Europa que sequer envolvia o atleta e sua equipe, o Real Madri.

Vinicius Júnior é um atleta exemplar, e não está sozinho na sua corajosa luta contra o racismo. O governo brasileiro reiterará às autoridades governamentais e esportivas espanholas sua preocupação com os repetidos ataques racistas ao atleta. E cobrará também providências da UEFA, organizadora do torneio no qual as manifestações racistas ocorreram. Enquanto não houver sanções penais e esportivas à altura, os racistas continuarão a agir e nenhuma campanha contra o racismo trará resultados efetivos.

É oportuno recordar que o futebol brasileiro, cinco vezes campeão mundial, é fundado em uma matriz essencialmente multicultural e multirracial. Estabeleceu-se como instrumento de inclusão e ascensão de parcelas historicamente menos favorecidas de nossa sociedade. Permitiu que o mundo conhecesse a riqueza da diversidade brasileira. O atleta Vinicius Júnior, do Real Madri e da Seleção brasileira, honra nossas melhores tradições esportivas, cuja maior expressão será sempre o melhor jogador da história do futebol mundial, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, falecido em dezembro de 2022".

* Por Antonio Dilson Neto | Foto: Reprodução/Redes sociais

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias