29 May 2023
Lula recebe presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Brasil: 'momento histórico'
A reunião bilateral foi definida pelo brasileiro como um "momento histórico" e marcou o retorno do venezuelano ao país, onde não pisava desde 2015, quando prestigiou a posse de Dilma Rousseff. O mandato de Maduro não era reconhecido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
"É difícil conceber que tenham passado tantos anos sem que mantivessem diálogos com a autoridade de um país amazônico e vizinho, com quem compartilhamos uma extensa fronteira de 2.200 km", declarou Lula, que credita aos seus opositores um comportamento preconceituoso contra Maduro.
"O preconceito contra a Venezuela continua e é muito grande. Quantas críticas a gente sofreu durante a campanha? Os adversários diziam 'Se o Lula ganhar as eleições, o Brasil vai virar uma Venezuela, uma Argentina, uma Cuba', quando o nosso sonho era que o Brasil fosse o Brasil mesmo, melhor", seguiu o presidente brasileiro, que defendeu que o país vizinho passe a divulgar sua "narrativa" sobre sua situação política e econômica para combater as "narrativas" construídas por opositores no cenário internacional.
Lula aproveitou o discurso ainda para dizer que sabe das "dificuldades" na relação da Venezuela com o Brasil e com o resto do mundo, principalmente por questões como a dívida externa e o combate ao narcotráfico, mas garantiu que seu governo buscará uma "integração plena" entre as duas nações.
"A América do Sul tem que se convencer que temos que trabalhar como se fosse um bloco. Não dá para ninguém imaginar que, sozinho, um país da América do Sul vai resolver seus problemas que perduram mais de 500 anos", completou Lula, que será o "anfitrião", nesta terça-feira (30), em Brasília, da cúpula de presidentes da América do Sul.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Ricardo Stuckert.