Lula é o mais novo fã declarado de Itamar Vieira Junior e seu Torto Arado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está usando o período de isolamento, na pandemia, para atualizar as leituras. Seu novo livro de cabeceira, como ele mesmo tem contato aos amigos mais próximos, é Torto Arado, obra premiada do geógrafo e escritor baiano Itamar Vieira Junior.

O burburinho sobre essa predileção do ex-presidente já circulava desde sua viagem a Cuba, recentemente. A confirmação veio num registro fotográfico publicado pelo próprio Itamar, nesta quarta-feira (24), em seu Instagram. “e esta foto recebi da assessoria do presidente @lulaoficial com mensagens muito especiais. disse que rememorou sua infância no sertão e que não consegue guardar segredo, quando conversa sobre o livro dá ‘spoiler’”, comentou o escritor, feliz com o reconhecimento.

Os tais spoilers, claro, envolvem as personagens principais da obra, as irmãs Bibiana e Belonísia, que encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Se ainda não leu, pergunte a Lula o que acontece...
 

O que dá pra dizer é que a história se passa na Chapada Diamantina, e retrata a dramática realidade vivida nos sertões, a seca, a violência contra as mulheres e as práticas escravocratas que permanecem nas relações de trabalho.

A obra de Itamar rendeu a ele, recentemente, o Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 2020. Ainda no ano passado, ajudou o escritor soteropolitano, morador de Itapuã, a faturar também o Prêmio Oceanos, um dos mais importantes do mundo literário de língua portuguesa. Em 2018, já havia recebido o Prêmio Leya (em Portugal, onde a obra foi lançada) para romance.

Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES