12 Dec 2022
Lula e Geraldo Alckmin serão diplomados presidente e vice-presidente nesta segunda-feira (12)

O ato solene, com cerca de 300 convidados e com forte esquema de segurança, marca o fim de todo o processo eleitoral. O diploma atesta que Lula e Alckmin eleitos pelo voto popular e será assinado pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
Segundo o Código Eleitoral, devem constar no certificado o nome do candidato, a sigla pela qual foi eleito e o cargo. A expedição do documento é uma formalidade que condiciona a posse no cargo.
Na prática, o diploma é um atestado dado pelo TSE de que as eleições foram regulares. Isso porque o documento somente pode ser emitido após o cumprimento de diversas exigências, como a aprovação das contas de campanha, a finalização de todas as etapas de auditoria eleitoral e a análise inicial de recursos contra o resultado do pleito.
Após a cerimônia, Lula deve anunciar mais nomes de seu gabinete ministerial, conforme ele mesmo já antecipou. Na sexta-feira (9), o presidente eleito adiantou cinco nomes, entre eles o das pastas da Fazenda, Fernando Haddad; da Justiça, Flávio Dino; e da Casa Civil, Rui Costa.