12 Dec 2022
Lula é diplomado pelo TSE e fala em reconquista da democracia

A diplomação confirma o resultado do processo eleitoral e habilita Lula e Alckmin a tomarem posse como presidente e vice-presidente da República no dia 1º de janeiro.
Em discurso após ser diplomado, Lula chorou ao lembrar de críticas que sofreu por não ter diploma universitário.
Comentou ainda que exercerá seu mandato em nome da "normalidade institucional" e da "felicidade" do povo brasileiro.
"É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra injustiças que recebo pela terceira vez o diploma de presidente eleito do Brasil. Em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo", declarou o presidente eleito.
O evento começou às 14h25 e foi realizado no plenário do TSE, em Brasília. Cerca de 400 convidados estavam presentes, entre eles, parlamentares, ministros de tribunais superiores e representantes de governos estrangeiros.
Os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff também participaram da cerimônia. Do lado de fora, forte esquema de segurança foi montado para proteger a sede da Corte.
A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional pela banda dos Dragões da Independência, do Batalhão da Guarda Presidencial.
Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes entregou os diplomas para Lula e Alckmin.
O TSE é responsável pela diplomação dos candidatos à Presidência da República. Os deputados, senadores e governadores são diplomados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) até 19 de dezembro.
Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.