Lula assina acordo para implantar Parque Tecnológico Aeroespacial em Salvador: 'A Bahia vai dar exemplo'

redacao@aloalobahia.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (18), um acordo de parceria firmado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o Senai Cimatec para a criação do Parque Tecnológico. A expectativa é que sejam investidos R$ 650 milhões na construção do parque e um valor equivalente em equipamentos e laboratórios.

Participaram da solenidade o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de outras autoridades.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O novo Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, que será instalado, futuramente, na Base Aérea de Salvador, ficará em área cedida pela União ao Senai Cimatec, instituição responsável pela gestão da unidade. O Parque Tecnológico será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial.
Ja2JLJf.md.jpg
"Esse país precisa se dar uma chance. Esse país é muito grande para ser tratado como se fosse um país pequeno. Esse país tem um potencial extraordinário e nós já provamos isso duas vezes. Esse país já poderia estar consagrado como a quinta economia do mundo há muito tempo, mas há muita gente nesse país que teima em retroceder", afirmou Lula.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

É esperado que, no primeiro semestre de 2025, já seja possível ter operações no Parque Tecnológico. Lula declarou que a fundamental focar na educação para tranformar a sociedade. "Vamos ver se a gente consegue fazer o Brasil dar um salto de qualidade. Quem é que tem prazer de ver gente passando fome na rua? Quem é que tem prazer de ver criança com o filho pedindo esmola na rua? Quem é que tem prazer de ver mulher com criança deitada numa calçada? E muitas vezes a gente passa a virar a cara porque é feio. Quem é culpado disso? É o presidente? É o governador? É o Prefeito? Não. Somos nós. Somos nós, sociedade brasileira, que precisamos levantar a cabeça e cuidar deste país porque é da nossa responsabilidade e que a Bahia sirva de exemplo para muitas coisas que eu vá fazer daqui pra frente deste país", afirmou o presidente.
JaHiWrX.md.jpg

As ilhas de atuação do parque serão divididas em quatro vertentes: Espaço, Defesa, Mobilidade Aérea Avançada e Aeronáutica Comercial. Alguns exemplos de temas que serão estudados dentro desses pilares são: sistemas avançados de voo e de controle de tráfego aéreo; sistemas de engenharia aeroespacial, novas tecnologias de energia e propulsão (SAF) e cibersegurança aeroespacial.
 
Veja abaixo imagens de projeções das unidades do parque:
 
JaHPzKX.md.jpg
JaHPRRf.md.jpg
Confira postagem no Instagram:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 
* Por Matheus Simoni. Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias