Longa-metragem baiano vence festival internacional

redacao@aloalobahia.com

"Açucena", longa-metragem do cineasta baiano Isaac Donato, foi o grande vencedor do Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico. O filme, corroteirizado e produzido por Marília Cunha, ganhou o Troféu Zé do Caixão, como Melhor Longa Documental, na última quarta-feira (08/06), na sala de cinema Reserva Cultural, em São Paulo.
 
Como a pandemia afetou a cerimônia presencial de premiação, no ano passado, o diretor foi convidado para o recebimento do prêmio, na edição 2022 do festival, oportunidade em que o filme teve uma sessão especial.
 
"A gente recebe esse prêmio com muita felicidade e um enorme desejo de retomada. Esse troféu nos chega um ano depois da edição online do Cinefantasy. Mas o cinema é isso mesmo: o convívio, a experiência da coletividade, uma experiência compartilhada, como é a trama de 'Açucena' ", disse Donato.
 
O filme, ambientado numa casa de bonecas, de cerca de 100 metros quadrados, conta a história de uma mulher de 67 anos que, em todos os anos, comemora seu aniversário de 7 anos.
 
Definido na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes como um documentário de suspense, inaugurando o gênero na cinematografia brasileira, "Açucena " ganhou o Troféu Barroco, de Melhor Filme da Mostra Aurora, dedicada a obras autorais. O filme também colheu repercussões positivas na première internacional, no True/False Film Fest 2022, nos Estados Unidos. Para o jornal Columbia Daily Tribune, “Açucena é um filme completamente diferente, espirituoso e cercado de mistério".  A Vox Magazine também registrou: "Donato constrói uma narrativa, sabendo que o sagrado está no segredo da sua história. E o segredo permanece, como o bom cinema”.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias