Lixo se acumula nas ruas de Paris durante greve contra reforma da Previdência

redacao@aloalobahia.com

Agentes de limpeza de Paris protestam, há 10 dias, contra a controversa reforma da Previdência. Por conta da greve, as ruas da capital francesa estão lotadas de lixo, inclusive em pontos turísticos. Já são quase seis toneladas de lixo se acumulando a céu aberto.

A reforma prevê a mudança da idade mínima para aposentadoria dos lixeiros de 57 para 59 anos, ideia inaceitável para a categoria. Os lixeiros alegam ter uma expectativa de vida menor do que o resto da população, devido à inalação do cheiro dos dejetos.

"As pessoas não fazem ideia do que é ser lixeiro", disse Pascal, aposentado de 64 anos, que apoia as greves. Após mais de 30 anos na profissão, ele desenvolveu hipertensão e problemas na tireoide.

A paralisação vem sendo tratada como uma guerra política entre a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, e o governo nacional, de centro-direita. O último acredita que a socialista encoraja os garis a continuarem de braços cruzados e denuncia "uma oposição ideológica que castiga os parisienses".

Foto: Benoit Tessier/Reuters. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias