22 Aug 2022
Livro polêmico promete revelar bastidores inéditos e "surreais" da campanha de Bolsonaro

A obra vem rendendo polêmica antes mesmo do lançamento, principalmente porque o autor participou ativamente da disputa presidencial, transformando, inclusive, a casa do pai no QG da campanha de Bolsonaro. Posteriormente, ambos romperam com o presidente.
"Vi e vivi um roteiro surreal nos últimos anos e aprendi que, na política e no humor, é melhor nunca duvidar do impossível, pois às vezes ele é o mais provável de acontecer", escreveu André nas redes sociais. No livro, que será publicado pela editora Íntrinseca, ele promete revelar em detalhes os bastidores da campanha. "Nem Deus nem o Leo Dias imaginam o que está por vir", antecipa.
Em conversa com Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Marinho foi além, antecipando que o então candidato sabia dos perigos de sair preso da Presidência da República. "Como se pensasse alto, disparou que 'chegando lá, se não fizermos tudo certo, nós vamos sair presos'", disse, sobre o tom de alinhamento de expectativas adotado ainda no que chama de "projeto acidental" de vitória.
Foi essa declaração do atual presidente que teria acendido a luz amarela em André e seu pai, além de Gustavo Bebianno, que foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República em 2019, morto após um infarto fulminante, aos 56 anos, em 2022. "Foi o primeiro indício que eles tiveram de que poderia haver caroço no angu de Bolsonaro, que, pouco tempo depois de eleito, teria seu longo rabo-preso exposto ao país por Flávio e suas maracutaias", disse.
No livro, André Marinho revela que foi ele o responsável por contar a Michelle Bolsonaro que o marido havia sofrido uma facada em Juiz de Fora (MG). Michelle teria pedido que ele imitasse o presidente, a fim de se sentir mais aliviada. "Numa cena que beirava o surrealismo, Michelle pegou nas minhas mãos, fechou os olhos e pediu que eu imitasse seu marido. Constrangido, imitando a língua presa de Bolsonaro, falei: 'Vai ficar tudo bem, Mi! Agora é confiar em Deus'", revela.
Foto: Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.