Lírios: morre Orlando Brito, premiado fotógrafo que registrou as posses presidenciais nos últimos 55 anos

redacao@aloalobahia.com

O jornalista Orlando Brito morreu na manhã desta sexta-feira (11), aos 72 anos, em Brasília, onde trabalhou nas últimas décadas. Multipremiado e reconhecido por seu trabalho mais propriamente no fotojornalismo, ele deixa a filha Carolina e os netos Theo e Thomas, após enfrentar complicações de uma cirurgia no intestino.
 
Por meio das suas lentes, Orlando ajudou a contar a história do Brasil e do mundo desde 1960. Ao longo da carreira, foram mais de 60 países visitados a trabalho, Jogos Olímpicos e Copas do Mundo cobertos. Com seis livros de fotografia publicados, ele se tornou, em 1979, o primeiro profissional brasileiro a conquistar o “World Press Photo Prize”, do Museu Van Gogh. Na Política, nos últimos 55 anos, registrou todas as posses presidenciais, de Costa e Silva, em 1967, a Jair Bolsonaro, em 2019.
 
"A perda de Orlando Brito é tão imensa que está difícil elaborar. Amigo querido, seus olhos nos conduziram, mostrando para onde deveríamos olhar. No nevoeiro da ditadura, suas fotos revelavam a verdade que palavras não conseguiam narrar", escreveu Miriam Leitão. A partida foi lamentada por diversos colegas nas redes sociais.
 
Foto: Wagner Pires/Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias