Morre Dom Geraldo Majella, arcebispo emérito de Salvador, aos 89 anos

redacao@aloalobahia.com

Faleceu na manhã deste sábado (26), em Londrina, no Paraná, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de Salvador. Em dezembro do ano passado, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral, e apresentou uma piora no seu estado de saúde nos últimos dias.

Natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Dom Geraldo Majella Agnelo foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1957, na Catedral de São Paulo, pelo arcebispo auxiliar de São Paulo, Dom Antônio Maria Alves de Siqueira. Em 1983, assumiu o posto de Arcebispo Metropolitano de Londrina e presidente da Comissão Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde ficou até o ano de 1987.
HyxSvHu.md.webp
Em janeiro de 1999, foi nomeado como Arcebispo Metropolitano de Salvador. A posse ocorreu no dia 11 de março do mesmo ano. Em 2001, foi nomeado membro da Pontifícia Comissão dos Bens Culturais da Igreja e, em 2003, assumiu o posto de presidente da CNBB.

No ano de 2011, Dom Geraldo teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI, tornando-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador. Em 2014, por um desejo seu, passou a residir em Londrina.

Biografia

Filho de Antônio Agnelo e Sylvia Agnelo, Dom Geraldo Majella Agnelo nasceu no dia 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora (MG).  Aos 12 anos ingressou no Seminário Menor Diocesano Santo Antônio, onde ficou até completar 14 anos. A ordenação sacerdotal aconteceu no dia 29 de junho de 1957, na Catedral de São Paulo. No dia 13 de janeiro de 1999, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia. Em 2011, Dom Geraldo teve o pedido de renúncia aceito pelo papa Bento XVI, tornando-se arcebispo emérito da Arquidiocese de Salvador.

No Vaticano, foi membro do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja. Participou de dois conclaves, um deles em 2005, quando foi eleito o papa Bento XVI, e o outro, em 2013, no qual foi escolhido o papa Francisco.

Dom Geraldo foi um dos três presidentes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007, e presidiu a CNBB de 2003 a 2007.


* Por Luana Veiga. Fotos: Divulgação. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias