Lírios: Morre MC Marcinho, ícone do funk, aos 45 anos

redacao@aloalobahia.com


Faleceu neste sábado (26), no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, aos 45 anos, o MC Marcinho, considerado uma das maiores referências do funk brasileiro. O artista estava internado no CTI desde o último dia 10 de julho, após sofrer uma parada cardíaca. Durante o tratamento, foram aplicados procedimentos como a implantação de um coração artificial e o uso da Ecmo, uma espécie de pulmão artificial externo, que troca o CO² por oxigênio no sangue, fora do corpo.

Conhecido como o "Príncipe do Funk", MC Marcinho acumulava mais de 30 anos de carreira, sendo autor de hits como "Rap do solitário", seu primeiro grande sucesso; "Glamurosa", uma das suas canções mais populares e que é inspirada na apresentadora Xuxa; "Porque te amo"; "Vou catucar"; "Tudo é Festa"; e "Garota nota 100", música lançada há 25 anos e que, em 2023, integrou a trilha sonora da novela 'Vai na Fé', da TV Globo.

Natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, MC Marcinho popularizou o funk com letras que contavam o dia a dia da juventude das favelas e periferias. Além disso, também ficou conhecido por trazer o romantismo nas suas letras, ajudando a desconstruir o estereótipo do funk como um gênero musical que apenas trata de violência e sexo.

Entre os seus mais recentes trabalhos, estão "Salve favela", parceria com o ator Babu Santana, e "Quero te levar", com a participação da cantora Lourena. 



* Por Luana Veiga. Foto: Fabio Rasec.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias