13 Apr 2023
Lírios: morre Mary Quant, a estilista britânica que popularizou a minissaia

Alexandra Shulman, ex-editora-chefe da Vogue britânica, prestou homenagem à estilista no Twitter: "RIP Dame Mary Quant. Uma líder da moda, mas também do empreendedorismo feminino - uma visionária que tinha muito mais do que um ótimo corte de cabelo". O título de “Dame" foi concedido à criativa em 2015 pela rainha Elizabeth 2ª, por seus serviços à moda britânica.
Além de popularizar a minissaia na década de 1960 – a peça de roupa tornou-se um símbolo de liberdade e empoderamento feminino -, Mary Quant fez barulho ao criar roupas descomplicadas, coloridas e mais curtas do que o que se usava na época.
Seu trabalho provocativo ganhou uma exposição inédita no Victoria & Albert Museum, em Londres, em 2019. Em seu perfil no Twitter, o V&A comentou sobre a morte da estilista: "A moda hoje deve muito à sua visão pioneira".

Mary Quant nasceu em Londres, em 1930, e estudou arte na faculdade de Goldsmiths. Após formar-se, abriu uma loja onde vendia somente roupas e acessórios que tinha vontade de usar. Sua marca registrada eram as margaridas. Em menos de três anos, o ponto conquistou o público e ganhou uma filial, fazendo da região em seu entorno um point de moda.
Muitos atribuem à ela a invenção da minissaia, outros afirmam que a autoria do feito é devida ao francês André Courrèges, mas ninguém tira dela seu legado revolucionário.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Keystone/Hulton Archive/Getty Images e Padmayogini / Shutterstock.com.