Lírios: morre Mary Quant, a estilista britânica que popularizou a minissaia

redacao@aloalobahia.com

Responsável por transformar a minissaia em um fenômeno mundial, a estilista britânica Mary Quant morreu nesta quinta-feira (13), aos 93 anos. O anúncio foi feito por sua família em comunicado. Uma das estilistas mais reconhecidas internacionalmente do século 20, de espírito inovador, Quant faleceu pacificamente em sua casa em Surrey, ao sul de Londres.
 
Alexandra Shulman, ex-editora-chefe da Vogue britânica, prestou homenagem à estilista no Twitter: "RIP Dame Mary Quant. Uma líder da moda, mas também do empreendedorismo feminino - uma visionária que tinha muito mais do que um ótimo corte de cabelo". O título de “Dame" foi concedido à criativa em 2015 pela rainha Elizabeth 2ª, por seus serviços à moda britânica.
 
Além de popularizar a minissaia na década de 1960 – a peça de roupa tornou-se um símbolo de liberdade e empoderamento feminino -, Mary Quant fez barulho ao criar roupas descomplicadas, coloridas e mais curtas do que o que se usava na época.

Seu trabalho provocativo ganhou uma exposição inédita no Victoria & Albert Museum, em Londres, em 2019. Em seu perfil no Twitter, o V&A comentou sobre a morte da estilista: "A moda hoje deve muito à sua visão pioneira".

HvAHcBe.jpg
Mary Quant nasceu em Londres, em 1930, e estudou arte na faculdade de Goldsmiths. Após formar-se, abriu uma loja onde vendia somente roupas e acessórios que tinha vontade de usar. Sua marca registrada eram as margaridas. Em menos de três anos, o ponto conquistou o público e ganhou uma filial, fazendo da região em seu entorno um point de moda.

Muitos atribuem à ela a invenção da minissaia, outros afirmam que a autoria do feito é devida ao francês André Courrèges, mas ninguém tira dela seu legado revolucionário.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Keystone/Hulton Archive/Getty Images e Padmayogini / Shutterstock.com.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias