Lírios! Morre Jayme Figura, artista plástico e poeta, em Salvador

redacao@aloalobahia.com

O artista plástico, poeta, músico e desenhista Jayme Figura morreu por volta das 13h neste domingo (26), em Salvador. A morte foi confirmada ao Alô Alô Bahia pelo artista plástico Leonel Mattos, com quem Jayme estava trabalhando há alguns meses. Segundo o amigo, Jayme tinha 64 anos. Ainda não há informações sobre a causa da morte. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

jayme figura 1933770 article (1)
De acordo com Leonel, Jayme teria passado mal há três dias; foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e liberado. Neste domingo (26), ele teria voltado a passar mal, mas desta vez não resistiu e morreu. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do artista.

WhatsApp Image 2023 11 26 at 17.12.25 (1)
whatsapp image 2023 11 26 at 16.05.58
Segundo Leonel Mattos, os dois trabalhavam juntos há cerca de cinco meses para uma exposição em 2024 em São Paulo. No ateliê de Leonel, Jayme criou obras inéditas.

WhatsApp Image 2023 11 26 at 17.36.43
"Ele estava trabalhando comigo já um tempo no meu ateliê. A gente tava trabalhando todos os dias, numa boa. Há alguns dias, ele se queixou de uma dor de cabeça, mas depois passou. Só que nesta semana ele ficou dois dias ausente. Consegui falar com a mulher dele, e ela me disse que ele foi na UPA, e ficou meio desnorteado. O médico disse que poderia ser alguma questão neurológica. Eu fiquei conversando com ele depois, e ele me dizia que ainda não estava bem. Disse para ele marcar um médico urgente. Deixei uma mensagem ontem de noite, e ele não respondeu. Quando foi agora de tarde, soube dessa triste notícia", lamentou, em conversa com o Alô Alô Bahia, por telefone. 
WhatsApp Image 2023 11 26 at 17.36.20
Leonel Mattos e Jayme Figura no ateliê da Saúde

Jayme andava com uma máscara de ferro pelas ruas da cidade de Salvador. Usava seu próprio corpo como suporte de expressão artística e política. O amigo definiu Jayme como "um grande artista". "É pioneiro performático na Bahia. Uma arte expressionista, singular e plural. Uma arte única. Aprender a pintar, todo mundo aprende, mas fazer o que ele fazia não. Não era um artista popular, era erudito", resume.

"Ele usava aquelas roupas, talvez para se proteger. A luva mesmo foi por causa do cachorro, que latia. A máscara porque as pessoas se assustavam. Eu o conheci há 30 anos. Lembro que fui ver o ateliê dele e achei as pinturas incríveis. Fizemos muitos trabalhos e exposições juntos. Certo dia, esse ano, ele foi lá no Carmo, onde eu morava, dei duas telas para ele. Um pouco tempo depois, fechamos com essa galeria de São Paulo", disse. 


WhatsApp Image 2023 11 26 at 17.34.22Pintura: Jayme Figura e seu Oxalá 

WhatsApp Image 2023 11 26 at 17.34.56
Exú: tela de Jayme Figura

WhatsApp Image 2023 11 26 at 17.37.43Pintura de Jayme Figura​

Nas redes sociais, artistas e personalidades lamentaram a morte. A chef de cozinha Angeluci Figueiredo disse estar triste com. "Eu era seu anjo de ferro, mas na verdade você era o anjo. Estou triste! “Não sei por que você se foi e aquele adeus não pude dar” vou sentir saudades das nossas risadas da madrugada, de vc reclamar comigo porque comprei um celular analógico, de vc mostrar seu rosto se máscaras de mostrar sempre você. Obrigada, seu Anjo de Ferro vai guardas as melhores lembranças. Vá em paz, meu amigo", escreveu.
 

Thaís Darzé, diretora da Paulo Darzé Galeria de Arte, também lamentou a perda.
 

Também nas redes sociais, o galerista Paulo Darzé lamentou a morte de Jayme Figura. "RIP (descanse em paz", publicou. 

WhatsApp Image 2023 11 26 at 17.50.44 (1)
Artista autodidata
Nascido na cidade de Cruz das Almas, Jayme veio para Salvador aos cinco anos com a família. Desde criança, ele criava brinquedos com latas e madeira. Jayme dizia ser autodidata e ter sido "salvo" pelo desenho. "Foi o desenho que me salvou, foi o desenho que me deu vida”, disse em entrevista ao g1, em 2013.

As obras instaladas no ateliê de JaymeFygura, chamado de “Sarcófago”, ficavam dentro de uma casa localizada na Ladeira do Carmo, no Pelourinho. O imóvel tem um formato labiríntico, um espaço de imersão criado pelo artista onde ficam esculturas de ferro, gesso, cimento, madeira, além de pinturas em acrílica sobre telas, panos decorativos, e artes em computação gráfica.

* Publicado por Naiana Ribeiro. Fotos: Reprodução/Redes sociais, Andrea Faria/Arquivo Correio* e Leonel Matos/Acervo pessoal.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias