Lírios! Morre, aos 75 anos, apresentador Raimundo Varela

redacao@aloalobahia.com

Morreu, nesta quinta-feira (7), o radialista e apresentador Raimundo Varela, aos 75 anos. 
Sua familia emitiu uma nota informando que o velório ocorrerá às 13h, no Jardim da Saudade, e a cremação às 16h. "A família Varela comunica o falecimento do muito amado marido, pai, avô, irmão e amigo Raimundo Varela", diz o texto. 

De acordo com o filho do apresentador, Gel Varela, o comunicador estava internado em uma clínica do bairro de Nazaré há mais de 10 dias. Segundo a família, desde a pandemia da Covid-19, ele passava por problemas de saúde.  Até o momento, a causa de morte não foi oficialmente divulgada.

Um dos principais nomes da televisão e do radialismo baiano, Varela dedicou mais de 40 anos à comunicação. Nascido em Itabuna, no sul da Bahia, se mudou para a capital baiana ainda criança e cresceu no bairro de Periperi, no subúrbio de Salvador. Completaria 76 anos em 30 de novembro. 

O comunicador já havia passado por sérios problemas de saúde. Em 2006, após uma crise renal e de diabetes em junho de 2006 e ficar quatro meses internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, precisou se submeter a transplantes de fígado e rim. O procedimento foi bem-sucedido e, seis meses mais tarde, estava novamente no ar.

Notas de pesar
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou o falecimento. "A Bahia perde uma das maiores referências da comunicação. Raimundo Varela conseguiu levar a notícia de uma forma simples e objetiva para as pessoas. Seu jeito questionador, próximo ao povo, mudou a forma de fazer rádio e TV. Que Deus conforte os familiares e amigos", disse o prefeito. 

Bruno disse ainda que Varela foi um dos  grandes expoentes na comunicação da Bahia.  "Varela marcou época na TV e no rádio com seu jeito muito peculiar, com as batidas na mesa e os cartões que dava às autoridades. Acordar e ouvir Varela no rádio era quase uma tradição durante minha juventude. Lamento profundamente a partida desse gigante da comunicação da Bahia, que sem dúvidas deixa um legado imenso", afirmou o prefeito.

O deputado Leo Prates usou as redes socais para lamentau a morte de Varela. "Um comunicador nato e um dos principais nomes da TV e rádio da Bahia. Sua história de mais de 40 anos na comunicação deixa um legado inestimável. Sua falta será sentida por todos nós", escreveu, dando pêsames à família.

O portal Varela Net, criado pelo comunicador, também emitiu um comunicado: "Sua paixão pela narrativa, seu compromisso com a verdade e sua dedicação incansável à divulgação dos acontecimentos moldaram a paisagem midiática da região de maneira inigualável", destacou a nota de pesar.

Trajetória

O comunicador começou na televisão como jurado na TV Itapoan, em Salvador. Conquistou status fixo na atração, comandada por Waldir Serrão. Pouco tempo depois, virou âncora do Telesporte, ao lado de Fernando José, na mesma emissora.  Nos 1980, a dupla comandou o Povo na TV.

Na Sociedade da Bahia, fez da versão radiofônica do Balanço Geral uma das maiores audiências do segmento nas primeiras horas da manhã. Nesse período, dividiu a bancada com Armando Mariani, outro grande comunicador do rádio baiano.

Raimundo Varela também atuou em causas sociais. "Sempre contei com o apoio dele, um coração aberto para todas as nossas demandas e pedidos. Uma pessoa que eu sei que podemos contar nos momentos de alegria e de dificuldades", contou em uma entrevista à RecordTV Itapoan Maria Rita Lopes Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Antes da carreira profissional no rádio e na TV, foi peão de uma fábrica de cimento no CIA (Centro Industrial de Aratu), diretor de um clube social na Cidade Baixa, taxista e até jogador de futebol, com passagens pelo Leônico e no Ypiranga. 

Em 1990, trocou a TV Itapoan pela Bandeirantes Bahia, onde apresentou o programa Jogo Aberto. Em 1997, o apresentador retornou à antiga casa, já afiliada da Record, e voltaria ao Balanço Geral.

Filiado ao PRB, em 2008 ensaiou uma pré-candidatura a prefeito de Salvador e liderou as pesquisas. Depois de conversas com aliados, recuou da ideia e abriu caminho para a postulação de Antonio Imbassahy (PSDB), que terminou a eleição em quinto lugar. João Henrique Carneiro (PMDB) venceu a disputa. 

Matéria relacionada: 
 


Por Gabriela Cruz com informações do Varela Net e G1. Foto: reprodução

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias