Lírios! Morre aos 102 anos Iris Apfel, uma das fashionistas mais icônicas da história

redacao@aloalobahia.com

Morreu nesta sexta-feira (1º) a designer de interiores Iris Apfel, aos 102 anos de idade. Considerada um icone da moda estadunidense e mundial, ela ficou conhecida por criar tendências ao misturar vintage hippie e alta costura. A informação do óbito foi divulgada no perfil oficial da fashionista no Instagram.

Iris estava em sua casa, localizada em Palm Beach, na Flórida, quando se foi. O motivo da morte não foi divulgado. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

A "adolescente mais velha do mundo", como ela se autodenominava, Iris deixa um grande legado na moda e no design de interiores. Formada em História da Arte, Iris era referência no estilo maximalista e alcançou a fama no mundo da moda nos anos 80 e 90.

Enquanto nove presidentes diferentes viveram na Casa Branca, a designer fazia um trabalho silecionso restaurando a residência oficial. Já no campo fashion, em 2005 o Museu Metropolitano de Arte, conhecido como "Met", dedicou uma exposição à ela com cerca de 80 looks que ocuparam dois andares do espaço. No Instagram, Iris tinha quase 3 milhões de seguidores.

Ela, que trabalhou por anos como designer de interiores antes de cravar seu nome no legado da moda, deixou suas ideias até mesmo na Casa Branca. Ao lado do marido, Carl Apfel, que morreu aos 100 anos, em 2015, criou uma empresa de tecelagem trabalhando nos mandatos de nove presidentes dos Estados Unidos, incluindo as famílias Kennedy e Clinton.

Dona de si, ela nunca quis seguir tendências. Foi uma das primeiras mulheres a usar calça jeans. Criou um estilo exagerado e harmonioso. Os óculos de enorme armação redonda eram a marca registrada, assim como o uso de muitas pulseiras e o cabelo curto impecavelmente penteado. "A vida é cinza e maçante, mas você pode, pelo menos, se divertir um pouco na hora de se vestir", disse certa feita.

iris02-1hrbfctbxyjoy
Apfel não tinha medo das cores, estampas e misturas. “Todos devem se sentir confiantes para expressar a sua personalidade e humor por meio dessa maneira como a gente se apresenta ao mundo, que é a moda. Devemos nos divertir enquanto fazemos isso. Pelo menos, é o que eu sempre fiz”, contou outra vez.

Também não ligava para a opinião alheia. Aliás, essa é a maior lição que deixa: viva conforme a própria vontade, sem se importar com a avaliação dos outros. Afinal, sempre vão falar mal. "Posso ser considerada 'diferente' ou 'excêntrica' por alguns que sintam a necessidade de rotular. Mas isso não é sobre mim e sim sobre a pessoa", afirmou em vida.

iris01-sobuh9i1zgvp

* Por N.R. Fotos: Reprodução/Instagram.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias