14 Apr 2023
Líderes do Grupo Meddi discutem práticas ESG e desafios no sistema privado de saúde em encontro em Salvador


O foco em ESG para o ano de 2023 foi visto com bons olhos pelo conselheiro do Grupo, Pedro Alves: “A diretoria do Meddi, respaldada pelo seu Conselho, está na vanguarda na implementação das novas tendências de mercado, e com o ESG não seria diferente. Ao incorporar esse tema de enorme relevância ao planejamento estratégico, o Grupo Meddi reforça o compromisso com seus clientes, o ecossistema onde atua e com toda sociedade”, afirma. Ao longo de todo o ano, serão implementadas de forma sólida e metrificada, todas as iniciativas ambientais, sociais e de governança que serão incorporadas gradualmente ao modelo de negócio do Grupo em suas diferentes frentes de atuação”.
O Grupo Meddi se consolidou nos últimos anos como o maior grupo de medicina diagnóstica do Nordeste e, através da sua rede de atendimento com 90 unidades próprias, pode oferecer aos seus clientes soluções em diagnóstico por imagem e análises clínicas durante o desafiador período da pandemia da COVID-19. Com atendimento humanizado, a companhia expandiu sua atuação promovendo mais qualidade, assertividade e prontidão no diagnóstico.
Foram realizados investimentos, por exemplo, na modernização do Parque de Equipamentos em Diagnóstico por Imagem e na ampliação do mix de exames em Análises Clínicas, fundamentais para que baianos pudessem ter acesso ao que existe de melhor em saúde preventiva no país. Na Bahia, o Grupo Meddi possui ainda unidades nas áreas de Medicina Nuclear, Vacinas e Banco de Sangue.

As marcas do grupo são a Multimagem, que atua em Salvador e mais 9 cidades do interior, totalizando 14 unidades; o Laboratório Meddi, com 30 unidades em 10 municípios; e o IHEF, uma empresa com 40 anos de prestação de serviços nas áreas de medicina laboratorial e diagnóstico por imagem, além de medicina nuclear, vacinas e banco de sangue para Feira de Santana e região. Somente o IHEF Laboratório possui 40 unidades em 20 municípios baianos.
A pandemia gerou grandes desafios para o sistema de saúde. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgados este ano, 50,3 milhões de brasileiros possuem plano de saúde. Entretanto, as receitas não têm sido suficientes para sustentar o aumento de custos assistenciais, seja pela demanda de procedimentos reprimidos pela pandemia ou pela inflação crescente dos insumos e materiais.
Para o Dr. José Antônio, é urgente o compromisso de todos pela construção de um sistema mais eficiente e sustentável. “Essa foi a primeira oportunidade do ano de reunir nossos especialistas nas áreas da saúde e da gestão para trazer um debate de alto nível sobre o futuro deste sistema, em especial do setor privado. Estamos sempre na busca pelas melhores práticas na nossa área de atuação, em consonância com o que há de mais moderno no mercado da saúde mundial e que promova crescimento perene e fortalecimento da cultura do Grupo”, afirma.
O vice-presidente do Grupo Meddi, Dr. Gileno Portugal completa que o Meddi busca pelas melhores práticas da saúde e por investimentos importantes em tecnologia e expansão, essenciais para servir de forma cada vez mais democrática as pessoas do Estado. “Nos orgulha saber que essa forma de empreender em um setor tão importante e desafiador, contribui para a qualidade de vida de milhares de pessoas”, finaliza.
Olhar no futuro
Entre os pontos de expansão e futuro do Grupo mencionados pelo presidente, se destacam: ações para o crescimento orgânico das unidades de Imagem, plano de expansão do Laboratório para todo o estado da Bahia, além das 42 cidades onde já atua, implantação do primeiro PET CT do interior do Estado da Bahia (exame de diagnóstico por imagem que auxilia de forma assertiva o oncologista no diagnóstico e tratamento do câncer), contratação de executivo com carreira consolidada no setor para otimização do canal de relacionamento com cliente (B2C), abertura de nova unidade de imagem em Paulo Afonso em parceria com o Hospital Núcleo Vida, e expansão das parcerias estratégicas com as operadoras de planos de saúde líderes na região.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Fotos: Divulgação.