Léo Santana, Xanddy, Olodum e mais: veja os 19 nomes baianos da Virada Cultural 2023, em SP

Um dos mais tradicionais festivais de música do país, a Virada Cultural acontece em São Paulo desde 2005. Como de costume, a sua 18ª edição, de 2023, terá uma grade de atrações repleta de nomes baianos, como Léo Santana, Xanddy, Tom Zé, Araketu, Olodum e Carlinhos Brown.

O festival acontece neste final de semana, nos dias 27 e 28 de maio. São 12 palcos espalhados pela capital paulista, três a mais do que na edição passada. Segundo a Prefeitura, são esperadas 4 milhões de pessoas e uma movimentação de R$ 400 milhões na economia da cidade. 

A Virada Cultural é inspirada no festival francês Nuit Blanche, que acontece anualmente em Paris, na França, desde 2002. A proposta do evento paulistano é que a população ocupe o centro da cidade, possibilitando o acesso à arte por parte das diversas classes sociais, além de buscar reverter o esvaziamento da região central de São Paulo.

Numa lista total de 500 atrações, o Alô Alô Bahia indica abaixo os 19 nomes baianos de destaque. Confira:

Léo Santana
 
Hrnvasa.md.jpg
Natural de Salvador, o cantor Léo Santana fez grande sucesso durante o Carnaval de 2023 com a música “Zona de Perigo”. Em abril, lançou o EP “Another One”. 

28/05, 17h - Palco M’Boi Mirim
 
Xanddy

Agora em carreira solo após a dissolução da banda Harmonia do Samba, Xanddy é natural de Salvador e bastante conhecido pelo tradicional show anual “Melhor Segunda”. No Carnaval de 2023, fez sucesso com a música “Vamo ou Bora?”, gravada em parceria com Ivete Sangalo. 

27/05, 21h - Palco Capela do Socorro

Olodum

Escola de tambores afro-brasileiro da cidade de Salvador, o Olodum foi fundado em 1979 durante o Carnaval e é figura carimbada da capital baiana. 

27/05, 19h - Palco Itaquera

Araketu 
 
HrnvVeI.md.jpg
Comandada pelo cantor Dan Miranda, o Araketu é uma banda de axé fundada em 1980. Já teve nomes como Tatau no vocal. 

27/05, 20h - Palco Represa do Guarapiranga

Edson Gomes 

Edson Gomes é um cantor e compositor de reggae natural de Cachoeira. Ele é amplamente considerado como o maior nome da história da música reggae no país. 

28/05, 15h - Palco Heliópolis

Tom Zé
 
Hrnv1gR.md.webp
Natural de Irará, Antônio José Santana Martins, mais conhecido como Tom Zé, é um compositor, cantor e arranjador. É considerado uma das figuras com maior originalidade da Música Popular Brasileira, a famosa MPB, principalmente por ter participado do movimento musical Tropicália.

28/05, 15h - Centro Cultural Tendal da Lapa

Psirico

Banda de pagode fundada em 2000, o Psirico é comandado por Márcio Victor, cantor natural de Salvador. A banda ficou bastante conhecida pela canção “Lepo Lepo”, hit do Carnaval de 2014. 

27/05, 19h - Palco São Miguel Paulista

Adão Negro

Adão Negro é uma banda de reggae fundada em 1996, em Salvador. Em pouco tempo canções como "Te chamo de sonho", "Tudo em meu viver", "Jão", "Motivo e Sentido", "De bob", "Honey", entre outras, foram muito bem recebidas pelo público.

27/05, 20h - Palco São Miguel Paulista

Filhos da Bahia 
 
HrnvTJV.md.webp
Formada por Miguel, Zaia, Tyson e João, respectivamente filhos de Carlinhos Brown, Reinaldinho, Tonha Matéria e Saulo, a banda Filhos da Bahia prepara uma apresentação especial para a Virada Cultural. Os filhos subirão ao palco com os pais. Saulo, no entanto, devido à incompatibilidade de agenda, não estará presente no encontro. 

28/05, 12h30 - Palco Anhangabaú

Carlinhos Brown

Além de cantar com o filho, o percussionista, compositor, arranjador, produtor e cantor soteropolitano Carlinhos Brown também vai subir ao palco sozinho, em uma apresentação à parte. 

27/05, 17h - Palco Parada Inglesa

A Dama
 
HrnvS72.md.jpg
A cantora soteropolitana Allana Sarah, mais conhecida como A Dama, ficou famosa por dar uma voz feminina ao pagode baiano e ajudar a disseminá-lo por outros estados do país. Recentemente, a sua canção “Soca fofo” foi sucesso nacional. 

27/05, 20h - Palco Rio Cabuçu

Attooxxa

Banda baiana criada em 2015, Attooxxa mistura pagodão, ritmo urbano originado do samba, e sons periféricos de várias partes do Brasil e do mundo ao bass culture mundial contemporâneo, do soundsystem à música eletrônica, com o intuito de ressignificar a música popular baiana elevando-a ao status de música pop. 

27/05, 19h - Palco Butantã

Larissa Luz
 
HrnvL1j.md.jpg
A atriz, cantora e compositora soteropolitana Larissa Luz já foi vocalista do Araketu e agora dedica seu talento ao afrofuturismo com o afropunk. 

27/05, 19h - Palco Tendal da Lapa

Baco Exu do Blues

Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo, mais conhecido como Baco Exu do Blues, é um rapper natural de Salvador. Ele é bastante conhecido por canções como “Flamingos” e “Girassóis de Van Gogh”, além do EP “Quantas vezes você já foi amado?”, lançado no ano passado. 

27/05, 17h - Palco Itaquera

BaianaSystem 

Banda de reggae fundada em 2009, BaianaSystem tem Russo Passapusso no vocal. Em 2016, o grupo ganhou visibilidade internacional com a faixa "Playsom", que faz parte da trilha sonora do jogo eletrônico FIFA 16. O grupo é bastante conhecido pela tradicional “pipoca” nos carnavais de Salvador. 

27/05, 20h30 - Palco Anhangabaú

Afrocidade 
 
HrnvD7V.md.jpg
Banda baiana de hip hop e rap fundada em 2011, Afrocidade é bastante conhecida pela canção “Baby Te Liguei”. O grupo possui influências múltiplas, que vão do pagode ao afrobeat, passando pelo arrocha, reggae, dub e ragga.

28/05, 14h - Palco Rio Piraporinha

Solange Almeida

Solange Almeida é uma cantora, compositora, instrumentista, apresentadora e empresária natural de Alagoinhas. Agora em carreira solo, ela integrava a banda Aviões do Forró.

28/05, 15h -  Palco Campo Limpo

Tierry

Natural de Salvador, o cantor e compositor Tierry ficou bastante conhecido por canções como “Rita”, “Hackearam-me” e “Cabeça branca”. 

28/05, 17h - Palco Heliópolis

O Kannalha

O cantor Dan Kannalha, mais conhecido como O Kannalha, é dono de hits como “Fraquinha” e “Ela é bandida”, no ritmo do pagode baiano. 

27/05, 19h - Palco Cidade Tiradentes


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia
 
Fotos: Reprodução/Redes Sociais, Eder Mota/Divulgação, roncca/Divulgação, Iude Richele/Divulgação, Elemilson Souza/Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias