Lendário guitarrista da Tropicália, Lanny Gordin morre aos 72 anos

redacao@aloalobahia.com

O músico Lanny Gordin, de 72 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (28), em São Paulo. Ele fez parte do marco da MPB, integrando a discografia de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, onde fez sucesso com a Tropicália. Ele estava internado na capital paulista e foi a óbito no dia do próprio aniversário.

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

De nome de batismo Alexander Gordin, o músico nasceu em Xangai, na China, sendo filho de um russo com uma polonesa. Veio para o Brasil ainda na infância. Ele gravou em discos essenciais do movimento tropicalista como "Fatal - A Todo Vapor" (1971), de Gal Costa, "Caetano Veloso" (o álbum branco de CV, de 1969) e "Expresso 2222" (1972), de Gilberto Gil. É de Lanny o famoso solo de guitarra da música "Atrás do Trio-Elétrico", de Caetano, que popularizou a invenção de Dodô & Osmar no resto do país.

O instrumentista ainda acumula participações em uma série de músicas icônicas. Foi o responsável pela guitarra de Build Up", de Rita Lee, em 1970, e "Carlos, Erasmo", de 1971, além dos reencontros com Caetano em "Araçá Azul" e Gil em "Expresso 2222", em 1972 —mesmo ano em que também participou do clássico "Jards Macalé". Com Tim Maia, o guitarrista fez o hit "Chocolate".

* Por Matheus Simoni. Foto: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias