Legado de Emanoel Araújo é celebrado em mostras simultâneas em São Paulo; aos detalhes

redacao@aloalobahia.com

O Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e o Museu Afro Brasil (MAB) Emanoel Araujo apresentam, simultaneamente, a exposição "Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira", a partir de 19 de outubro. A mostra celebra e revisita o legado de "A Mão Afro-Brasileira", realizada no MAM, em 1988, quando se celebrou o centenário da abolição da escravidão. Na época, a curadoria, que marcou a história da arte do País, foi do baiano Emanoel Araujo, fundador do MAB e falecido no ano passado.

A mostra atual tem curadoria de Claudinei Roberto da Silva, membro da Comissão de Artes do MAM e curador convidado do MAB, e reúne pinturas, gravuras, fotografias, esculturas e documentos de mais de 30 artistas afrodescendentes brasileiros, populares, acadêmicos, modernos e contemporâneos. A ideia da exposição ser realizada através da parceria institucional chegou a ser compartilhada por Emanoel, que não chegou a ver o projeto concretizado. 

Notícias: Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

"Mais do que aderir a uma discussão hoje bastante presente nas instituições, o Museu de Arte Moderna de São Paulo revisita a história de Emanoel Araújo, revelando o seu pioneirismo em relação à valorização da arte afro-brasileira que marca tão profundamente a identidade e a cultura nacionais", comenta Elizabeth Machado, presidente do MAM.

"Foi por meio de uma série de exposições realizadas por Emanoel Araujo que o projeto do Museu Afro Brasil foi adquirindo seus contornos, antes mesmo de existir oficialmente. Pode-se afirmar que se encontra na histórica exposição 'A Mão Afro-Brasileira' os genes do Museu por ele criado, tanto do ponto de vista conceitual quanto de constituição de seus acervos", reforça Sandra Salles, diretora executiva do MAB Emanoel Araujo.
 
J3aDTk7.md.jpg
No MAM, a exposição será exibida na Sala Paulo Figueiredo, enquanto no MAB Emanoel Araujo, as obras serão exibidas na Biblioteca Carolina Maria de Jesus, ao lado de documentos referentes à exposição de 1988 pertencentes ao Arquivo do MAM. O período de exposição se estenderá até 3 de março de 2024.

* Por José Mion. Fotos: Bob Wolfenson e Composição/MAB.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias