Lançamento de filme sobre 200 anos da Independência da Bahia vai reunir 600 alunos no Cine Glauber Rocha

redacao@aloalobahia.com

O lançamento do docudrama 'Caminhos da Liberdade' deve reunir mais de 600 estudantes da rede pública estadual nas três salas do Cine Glauber Rocha. O evento acontecerá na sexta-feira (7), como parte das celebrações dos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia. A ação é realizada pela Secretaria Estadual de Educação e as sessões também devem receber a presença de autoridades, além dos 200 profissionais que atuaram na obra.

O filme poderá ser assistido simultaneamente pelo público geral no canal da TV Conexões (YouTube).

As heroínas e heróis da Independência, representantes do povo que foram relegados pelos currículos escolares tradicionais são os protagonistas de “Caminhos da Liberdade”. O docudrama realça as figuras de Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa, mas também põe luz sobre a atuação fundamental dos “Caretas do Mingau”, de Saubara, no Recôncavo, e dos “Encourados de Pedrão”, do Nordeste do estado, refletindo no campo histórico das intencionalidades e na concepção política de um povo.

Com roteiro e direção de Robson Costa e Sérgio Ramos, o produto audiovisual é um estilo de documentário que apresenta de forma dramática a reconstituição de fatos reais, incluindo casos envolvendo as lutas pela Independência do Brasil na Bahia que foram transmitidos pela tradição oral, que apesar de não ter comprovação documental compõem o imaginário popular.

O docudrama tem direção de cena Murilo Deolino e a atuação de grandes e premiados atores baianos como Frank Menezes, Márcia Andrade, Igor Epifânio, Andréia Fábia, Evana Jeyssan e Heraldo de Deus

O projeto contou com a consultoria do professor, historiador, escritor, cineasta e diretor teatral Ricardo Carvalho, que é menestrel da obra ao lado do poeta e do cantador Maviael Melo

A sessão para o público da rede estadual de escolas visa aproximar os estudantes dos fatos que marcaram o processo que culminou no dia 2 de julho de 1823. 

Além dos 20 atores e 100 figurantes, uma orquestra com 50 músicos e um grupo de percussão com 10 integrantes também atuaram na obra em centenas de horas de gravações pelas cidades do interior da Bahia e também na capital. Na trilha sonora, o grupo compôs um novo arranjo para o “Hino ao 2 de julho”, com interpretação de uma solista, aluna da rede pública de ensino.

Legendado para o idioma inglês e espanhol, o audiovisual será transmitido pela TV Conexões, TVE, TV Eduda Bahia e TV Kirimurê. Nacionalmente, o docudrama também será veiculado pela A Casa dos Concursos - SP (com 12 milhões de assinantes), além dos sindicatos dos professores de São Paulo, Paraná e Brasília. 

*Por Hilza Cordeiro | Fotos: Divulgação

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias