Juazeiro é a melhor cidade do país para investir no agronegócio, aponta ranking

O ciúme cultivado entre Juazeiro e Petrolina, que guarda registro até em música de Caetano Veloso, talvez tenha amadurecido e resultado, finalmente, em colheitas mais frutíferas, que colocam a cidade baiana e a pernambucana em 1º e 2º lugares, respectivamente, no ranking das 100 melhores cidades brasileiras para fazer negócio, realizado pela Urban System.

A análise, divulgada pela revista Exame, destaca que Juazeiro (assim como Petrolina, a vizinha e “rival”) descobriu há quatro décadas sua vocação para o agronegócio e se transformou em um bem-sucedido polo de fruticultura.

O crescimento da produtividade, o aumento das exportações e a média salarial dos trabalhadores, entre outros cinco indicadores analisados pela Urban System, colocaram Juazeiro no topo dos municípios mais atraentes para investimentos no agronegócio.

Com 218 mil habitantes, a cidade natal de gente ilustre como Ivete Sangalo, Daniel Alves e do saudoso João Gilberto registrou uma expansão de 56% na produção agrícola entre janeiro e agosto deste ano, comparado ao mesmo período de 2019, e um saldo positivo de 2.583 empregos. Este ano, a expectativa é que a exportação de frutas aumente cerca de 20%.

O Alô Alô Bahia teve acesso ao documento, que também destaca outros aspectos positivos da posição de que o impacto da pandemia por lá foi bem menor em comparação com outras cidades da lista, registrando até saldo positivo de empregos, com 1.630 novos postos de trabalho entre janeiro e agosto de 2020.

juazeiro-ranking-urban-system-exame-reproducao
As exportações de produtos também cresceram (em valor) 17,56% em relação ao mesmo período do ano anterior. De quebra, ainda registrou crescimento na produção (em valor de produção), nos 3 segmentos analisados: 56,31% na lavoura permanente; 14,56% na lavoura temporária; e 21,5% na pecuária.

Outras cidades baianas que aparecem no levantamento são Barreiras (19ª colocada), Camaçari (47ª), Simões Filho (82ª) e Alagoinhas (83ª).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Foto: Cajba/Divulgação. Siga o insta do @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES