Jovem artista realiza exposição individual no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador

redacao@aloalobahia.com

No dia 17 de novembro (quarta-feira), das 16h às 18h30, dentro do contexto do Mês da Consciência Negra em Salvador, o Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, vinculado à Câmara Municipal, realiza a abertura da exposição “Fim do Medo”, do artista visual JAMEX. Morador do Nordeste de Amaralina, território soteropolitano que expressa em suas obras, JAMEX é representante de uma geração que afirma a emancipação da juventude e da população negra da cidade. A mostra, com curadoria de Victor Valery, permanecerá aberta à visitação até 17 de dezembro, com entrada gratuita.
Obra-08-Forte-Doente-2020-79x62cm-acr-lica-e-giz-pastel-oleoso-sobre-algod-o-cru
Cerca de 15 peças demonstram a visão de JAMEX sobre temas do cotidiano. “Absorvo tudo o que vejo. Escuto, imagino e insiro em minha própria arte. E assim cada obra minha se torna viva e genuína”, explica sobre seu processo artístico. Pinturas em papel, papelão, tapume de madeira, shape de skate, camiseta, telas e lambes compõem a mostra.
Fim-do-Medo-Ele-Acordou-2021-120x150cm-acr-lica-leo-e-giz-pastel-oleoso-sobre-tecido-de-algod-o-cru
Segundo o curador Victor Valery, o trabalho de JAMEX retrata tanto as aflições dos corpos negligenciados pela estrutura social, quanto suas lutas e reafirmações. “Suas imagens evidenciam a opressão contra os que estão fora dos padrões, ao mesmo tempo em que trazem – na estética, nas cores e na forma – a beleza e delicadeza de suas lutas. A arte é também uma plataforma de catarse, este espaço pictórico onde o artista investiga os abismos estruturais, afetivos e sociais. Além de experiência de autoconhecimento, a exposição convida o visitante a refletir sobre a conjuntura política, a desigualdade e os padrões sociais, encarando suas feridas para transformá-las”, afirma Valery.
 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias